Como funciona o saque no cartão de crédito?

Saiba como funciona o saque no cartão de crédito, quanto custa e se vale a pena utilizar este serviço.

Larissa Ferreira

Larissa Ferreira

06 de fevereiro 20235 min de leitura

saque no cartão de crédito

O funcionamento do saque feito por Cartão de Crédito é bem simples. Em um caixa eletrônico, basta selecionar a opção de saque por cartão de crédito e o dinheiro já é disponibilizado, desde que o valor pedido esteja dentro de seu limite. Veja quanto custa o saque no cartão e se vale a pena.

Índice


    1. 1. Como funciona o saque no cartão de crédito?
    1. 2. Quanto custa o saque no cartão de crédito?
    1. 3. Compensa sacar do limite do cartão?
    1. 4. E o limite do cheque especial?
    1. 5. Quanto custa o saque no cheque especial?

Procurando por um cartão de crédito?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Comparar cartões

Algumas vezes, quando você entra no vermelho e não tem dinheiro para pagar as suas contas ou precisa de uma quantia por outro motivo, fazer o saque no cartão de crédito pode ser a única saída. Vale lembrar que, por ser uma espécie de empréstimo, você está usando um dinheiro que não existe em sua conta, por isso haverá tarifa de saque e juros.

Veja melhor como funciona o saque no cartão de crédito:

Como funciona o saque no cartão de crédito?

O Saque no Cartão de Crédito é uma modalidade de retirada de dinheiro que permite ao titular de um cartão de crédito sacar dinheiro diretamente de um caixa eletrônico, como se fosse um saque bancário. Essa modalidade é diferente de uma compra, pois não é feita a partir do saldo do cartão de crédito, mas sim diretamente do limite de crédito do cliente.

Esse saque, também chamado de saque emergencial, só pode ser feito por quem tem um cartão de crédito. O limite do valor é baseado no limite que você tem no cartão. É uma opção interessante para quem precisa de dinheiro de emergência ou para quem não tem dinheiro suficiente para pagar uma compra.

No entanto, é importante ter em mente que o Saque no Cartão de Crédito geralmente é mais caro do que uma compra feita com o cartão, pois o cliente pode ter que arcar com tarifas adicionais, juros e outras taxas. A modalidade se trata na realidade de uma espécie de empréstimo, já que esse dinheiro o banco está “emprestando” para você.

Portanto, o saque emergencial cobra uma taxa de juros e ela não é baixa. Sendo assim, antes de sacar dinheiro com o cartão de crédito, é importante considerar se a alternativa é realmente a melhor opção e se as taxas cobradas compensam os benefícios.

Por outro lado, o Saque no Cartão de Crédito é oferecido por alguns dos principais bancos brasileiros, como Bradesco, Itaú e Santander. Você pode tirar o dinheiro utilizando caixas eletrônicos, além de outras agências bancárias e correspondentes bancários, dependendo do banco.

Sacar dinheiro do cartão de crédito é bem simples. Você pode ir a um caixa eletrônico e selecionar a opção de saque por cartão de crédito para ter acesso ao dinheiro. Em seguida, o valor é disponibilizado na sua conta corrente. Lembrando que o valor pedido deve estar dentro de seu limite do cartão de crédito.

Quanto custa o saque no cartão de crédito?

O valor que você pode sacar varia de acordo com o limite do seu Cartão de Crédito. Já o valor da tarifa cobrada por saque e os juros vão variar de acordo com cada banco ou instituição financeira. O juros cobrado é o mesmo do crédito rotativo (aquele cobrado quando você paga o valor mínimo da fatura).

O saque no cartão de crédito costuma ter uma taxa de serviço de 3% do valor sacado, além de possíveis encargos cobrados pela instituição financeira. Portanto, esses não são juros baixos, por isso que essa opção é chamada de emergencial, só pedir quando não há outra opção. Visto que você irá pagar altas taxas de juros. Além do mais, o banco também pode cobrar aquela taxa fixa do saque.

Além disso, é importante verificar a possibilidade de saque emergencial, pois nem todos os cartões oferecem essa modalidade. É importante lembrar que o pagamento de saques no cartão de crédito não é feito em dinheiro, mas sim em crédito na fatura do cartão.

Compensa sacar do limite do cartão?

Esse tipo de saque compensa? Cada caso é um caso. Enquanto para algumas pessoas usar o cartão para saque pode compensar, para outras, não. Mas, em geral, na maioria das vezes essa prática não compensa.

Apesar de poder salvar no fim do mês, os juros cobrados por esse tipo de saque são os maiores do mercado. Por isso, geralmente vale mais a pena pesquisar por outros tipos de créditos ou até mesmo solicitar dinheiro emprestado de parentes ou amigos.

Mas se não tiver jeito, utilize o Cartão de Crédito para fazer o saque que precisa. Sem esquecer que no mês seguinte você precisará de um dinheiro extra livre para pagar essa nova dívida!

E o limite do cheque especial?

Outro microcrédito muito conhecido, que funciona de maneira bem similar ao saque do cartão, é o cheque especial.

Quando você consulta sua conta e aparece a informação “limite do cheque especial”, este é o limite pré-aprovado que você tem na sua conta corrente disponível para o saque. Esse limite existe para cobrir imprevistos relacionados à conta corrente, mas não se engane o limite do cheque especial é, na realidade, uma forma de empréstimo para ser utilizado em caso de emergências cotidianas e, por conta disso, o limite não costuma ser muito alto.

Além de estar disponível para saque, o limite do cheque especial que sempre fica disponível na sua conta corrente, também poderá ser utilizado para pagamentos de contas e realização de transferências para qualquer banco, através de TED ou DOC.

O saque emergencial do seu cheque especial poderá ser feito em qualquer caixa eletrônico, ele funciona do mesmo modo de como você faz para sacar do seu limite normal, basta utilizar o cartão de débito na boca do caixa. A facilidade na contratação contribui com o valor alto da taxa de juros praticadas por esse tipo de serviço. Por outro lado, pagar o débito também é muito fácil, basta você depositar o dinheiro devido na sua conta corrente, para pagar o valor do cheque especial.

Quanto custa o saque no cheque especial?

O limite pré-aprovado do cheque especial é avaliado pelo banco, de acordo com as suas movimentações financeiras. Por ser uma modalidade de empréstimo sem garantias, os juros cobrado por este serviço é muito alto. O segundo mais alto do mercado, ele perde somente para os juros rotativo do cartão de crédito. Cada banco vai definir qual a sua taxa de juros praticada para o cheque especial, portanto, pesquise antes de contratar.

Porém, para 2020 o Banco Central anunciou uma medida que irá estipular um valor máximo de juro a ser cobrado no cheque especial. Os juros máximo que um banco poderá cobrar será de 8% ao mês. Essa medida foi tomada para evitar o endividamento da população, visto que com os juros praticados anteriormente, a dívida inicial chegava a quadruplicar em um ano.

Avalie antes de sacar do cartão de crédito

Os saques no cartão de crédito ou no cheque especial, são opções mais caras para conseguir um dinheiro num momento de emergência, por conta disso, avalie bem se vale à pena contratar esses créditos. Uma alternativa mais interessante neste caso, é solicitar um empréstimo pessoal. As taxas de juros são bem mais baixas e você possui a possibilidade de parcelamento, sabendo quanto irá dever no mês seguinte. Use nosso comparador de Empréstimo Pessoal para comparar as taxas.


Larissa Ferreira

Autor

Larissa Ferreira

Sou formada em comunicação social e sou especialista em seguros. No entanto, com o tempo, me aproximei mais de Seguro Auto e aprendi muito sobre os tipos de veículo, manutenção e cuidados.

Procurando por um cartão de crédito?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Comparar cartões