Compara home

Como funciona o saque no cartão de crédito?

A gente te explica super rápido

Saiba como funciona o saque no cartão de crédito, quanto custa e se vale a pena utilizar este serviço.

Compare agora todas as ofertas de Cartão de Crédito

Encontre o melhor para você!

O funcionamento do saque feito por Cartão de Crédito é bem simples. Em um caixa eletrônico, basta selecionar a opção de saque por cartão de crédito e o dinheiro já é disponibilizado, desde que o valor pedido esteja dentro de seu limite.

Vale lembrar que, por ser uma espécie de empréstimo, você está usando um dinheiro que não existe em sua conta, por isso haverá tarifa de saque e juros.

Veja melhor como funciona:

Quanto custa o saque no cartão de crédito?

O valor que você pode sacar varia de acordo com o limite do seu Cartão de Crédito. Já o valor da tarifa cobrada por saque e os juros vão variar de acordo com cada banco ou instituição financeira. O juros cobrado é o mesmo do crédito rotativo (aquele cobrado quando você paga o valor mínimo da fatura).

Ou seja, ao sacar dinheiro pelo Cartão de Crédito você deve, futuramente, pagar o valor pedido + tarifa do saque + taxas de juros. E o custo final fica bem maior do que foi solicitado. E já que você só pode pagar a dívida quando recebe a fatura seguinte do cartão, os juros rendem até o dia de fechamento de sua conta.

Compensa sacar do limite do cartão?

Esse tipo de saque compensa? Cada caso é um caso. Enquanto para algumas pessoas usar o cartão para saque pode compensar, para outras, não. Mas, em geral, na maioria das vezes essa prática não compensa.

Apesar de poder salvar no fim do mês, os juros cobrados por esse tipo de saque são os maiores do mercado. Por isso, geralmente vale mais a pena pesquisar por outros tipos de créditos ou até mesmo solicitar dinheiro emprestado de parentes ou amigos.

Mas se não tiver jeito, utilize o Cartão de Crédito para fazer o saque que precisa. Sem esquecer que no mês seguinte você precisará de um dinheiro extra livre para pagar essa nova dívida!

E o limite do cheque especial?

Outro microcrédito muito conhecido, que funciona de maneira bem similar ao saque do cartão, é o cheque especial.

Quando você consulta sua conta e aparece a informação “limite do cheque especial”, este é o limite pré-aprovado que você tem na sua conta corrente disponível para o saque. Esse limite existe para cobrir imprevistos relacionados à conta corrente, mas não se engane o limite do cheque especial é, na realidade, uma forma de empréstimo para ser utilizado em caso de emergências cotidianas e, por conta disso, o limite não costuma ser muito alto.

Além de estar disponível para saque, o limite do cheque especial que sempre fica disponível na sua conta corrente, também poderá ser utilizado para pagamentos de contas e realização de transferências para qualquer banco, através de TED ou DOC.

O saque emergencial do seu cheque especial poderá ser feito em qualquer caixa eletrônico, ele funciona do mesmo modo de como você faz para sacar do seu limite normal, basta utilizar o cartão de débito na boca do caixa. A facilidade na contratação contribui com o valor alto da taxa de juros praticadas por esse tipo de serviço. Por outro lado, pagar o débito também é muito fácil, basta você depositar o dinheiro devido na sua conta corrente, para pagar o valor do cheque especial.

Quanto custa o saque no cheque especial?

O limite pré-aprovado do cheque especial é avaliado pelo banco, de acordo com as suas movimentações financeiras. Por ser uma modalidade de empréstimo sem garantias, os juros cobrado por este serviço é muito alto. O segundo mais alto do mercado, ele perde somente para os juros rotativo do cartão de crédito. Cada banco vai definir qual a sua taxa de juros praticada para o cheque especial, portanto, pesquise antes de contratar.

Porém, para 2020 o Banco Central anunciou uma medida que irá estipular um valor máximo de juro a ser cobrado no cheque especial. Os juros máximo que um banco poderá cobrar será de 8% ao mês. Essa medida foi tomada para evitar o endividamento da população, visto que com os juros praticados anteriormente, a dívida inicial chegava a quadruplicar em um ano.

Avalie antes de sacar do cartão de crédito

Os saques no cartão de crédito ou no cheque especial, são opções mais caras para conseguir um dinheiro num momento de emergência, por conta disso, avalie bem se vale à pena contratar esses créditos. Uma alternativa mais interessante neste caso, é solicitar um empréstimo pessoal. As taxas de juros são bem mais baixas e você possui a possibilidade de parcelamento, sabendo quanto irá dever no mês seguinte. Use nosso comparador de Empréstimo Pessoal para comparar as taxas.

Compare agora todas as ofertas de Cartão de Crédito

Encontre o melhor para você!

Larissa Ferreira
ESPECIALISTAS DA COMPARA
Criado: 06/06/2018 Atualizado: 02/01/2020

Compara FacebookCompara InstagramCompara TwitterCompara YouTubeCompara LinkedIn
Compara Secure site
® 2020 ComparaOnline.com é uma marca registrada de Compara Online S.A.
Compara Administradora e Corretora de Seguros LTDA - SUSEP 10.2016991.4 - CNPJ 10.575.644/0001-61
Compara Online Serviços de Informática LTDA - CNPJ 15.470.344/0001-31
Rua Pequetita, 111 - 1º andar - Vila Olímpia. CEP 04552-060. São Paulo/SP