< Volver a Finanças

Como proteger os seus investimentos da inflação?

Escrito por Pedro Da Silva

Conseguir economizar dinheiro no fim do mês é uma verdadeira arte para a maioria das pessoas. Após gastos comuns como passeios, cartão de crédito e outras contas, nem todo mundo consegue juntar uma quantia para investir. E, em tempos de alta inflação, fica ainda mais difícil saber como proteger o seu suado dinheiro.

Investir o dinheiro é, na verdade, uma boa forma de proteger o dinheiro da inflação, multiplicá-lo e realizar sonhos. Mas, antes de tudo, você sabe O que é inflação e como funciona?

A diminuição do poder de compra do dinheiro se deve à inflação. Na prática, se você todo mês faz compras no supermercado, paga com cartão de crédito, débito ou espécie e gasta 30% da sua renda mensal, mas no mês seguinte vai ao supermercado, compra os mesmos itens e eles representam 35% da renda mensal, o poder aquisitivo diminuiu.

Isso acontece porque os preços dos itens aumentaram e a renda continuou a mesma. Esse aumento de preços é o conceito da inflação. E, claro, a inflação afeta diretamente a quantidade de dinheiro que você terá para investir, já que um valor maior será gasto. Ou seja, com o mesmo dinheiro disponível, com o mesmo limite de cartão de crédito, você terá que gastar mais.

Para driblar o dinheiro da inflação, é importante saber principalmente quais são as formas de investimento mais adequadas. Como desvantagem, a inflação diminui a rentabilidade das aplicações. Por isso é essencial sair em busca de aplicações que possuam rentabilidade acima da inflação, seja qual for o seu cenário.

Confira abaixo três dicas de investimentos recomendados para proteger o seu patrimônio:

1. Tesouro Direto

As Notas do Tesouro Nacional pagam um juro prefixado, que é acima da inflação, já acordada no início da aplicação. Esse tipo de investimento é mais recomendado para quem deseja uma opção há longo prazo, embora o dinheiro possa ser resgatado caso haja necessidade. Nesse caso, porém, pode haver prejuízo. Retirar o dinheiro na data acordada é a garantia de resgatá-lo sem perdas, independente da inflação.

2. Certificados de Depósito Bancário

Alguns CDBs têm a rentabilidade relacionada à taxa de juros dos depósitos entre bancos e taxa DI. Mas já há opções em que essa rentabilidade é corrigida pelo IPCA. Nesse caso, entretanto, o valor pode ser resgatado apenas após o vencimento. Leia mais sobre o tema no post: O que é CDB e como investir

3. Fundos imobiliários

O fundo imobiliário geralmente oferece proteção contra inflação. Isso é ainda mais comum nos que investem em shoppings e lajes corporativas.

Conhecendo bem os tipos de investimentos recomendados para proteger o dinheiro da inflação, você pode desfrutar de sua rentabilidade no futuro para realizar sonhos sem prejuízos.

Leia também:

Tipos de inflação e como elas afetam o seu bolso

Quanto rende a poupança?