< Volver a Carros

Os 5 carros mais seguros do Brasil

Escrito por Cecilia Alberigi

Você sabe quais são os carros mais seguros do Brasil? Se está pensando em comprar ou trocar de carro precisa saber que a segurança é um dos principais fatores que devem ser analisados na hora da compra de um veículo.

E a boa notícia é que cada vez mais as marcas se preocupam com a segurança e bem-estar dos motoristas.

Para ajudar nessa tarefa, o Latin NCAP  (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe) avalia o nível de proteção dos veículos e atualiza seu protocolo a cada quatro anos.

Por isso, com base nessa avaliação, você confere abaixo quais os carros mais seguros do Brasil para que você acerte na hora da compra e dirija com muito mais tranquilidade.

Seguro Auto

Encontre as melhores ofertas de seguro de carro por um preço justo. Faça uma cotação de seguro auto gratuita e 100% online, com resultados na sua tela.

Ver ofertas
titulo

Os cinco carros mais seguros do Brasil

Selecionamos os cinco carros mais seguros avaliados pelo Latin NCAP no protocolo vigente de 2016 a 2019. Os níveis vão de zero a 5 estrelas em testes de colisão frontal a 64 km/h, lateral a 50 km/h e lateral contra poste – com airbag de cortina – a 29 km/h.

1) Volkswagen Golf

O grande campeão do ranking dos cinco carros mais seguros do Brasil é o Volkswagen Golf. 

Produzido em território nacional, o hatch alemão conquistou cinco estrelas tanto para a proteção do ocupante adulto como do ocupante infantil.

O Volkswagen Golf se sobressai pela lista de itens de segurança de série. A versão mais em conta já sai de fábrica equipada com sete airbags, Isofix com Top tether, controles de estabilidade e tração, sistema de frenagem automática pós-colisão, lanterna de neblina, faróis de neblina com luz de conversão estática, alerta de perda de pressão dos pneus, entre outros.

No entanto, as versões mais caras podem oferecer também faróis de neblina em LED, monitoramento frontal e freio de emergência automático para trânsito, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de luz para farol alto, detector de fadiga, sistema de proteção proativa dos ocupantes, regulagem dinâmica de altura e luz de conversão dinâmica, faróis bixenônio com luzes de condução diurna em LED entre outros. 

2) Volkswagen Polo 

O Volkswagen Polo é um carro que sai da fábrica com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), cinto de três pontos e encosto de cabeça para os cinco ocupantes, freios ABS com EBD e Isofix. 

Também é possível reforçar a segurança desse modelo com recursos de controle de estabilidade e tração, freio a disco nas quatro rodas, faróis com ajuste automático de intensidade, sistema de frenagem pós-colisão, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial, detector de fadiga, indicador de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

3) Toyota Corolla

O Toyota Corolla recebeu uma série de novos recursos de segurança e após as modificações foi avaliado pelo Latin NCAP e foi eleito um dos cinco carros mais seguros do Brasil para adultos e crianças.

O novo Corolla possui sete airbags, Isofix, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos ocupantes, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas, entre outros.

4) Honda HR-V

O Honda HR-V foi avaliado pelo Latin NCAP em novembro de 2015 e recebeu cinco estrelas para a proteção dos ocupantes. 

Esse modelo oferece airbags frontais, assistente de partida em rampas, freio a disco nas quatro rodas, controles de estabilidade e tração, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, sistema Isofix, sinalização de frenagem de emergência, entre outros. 

O modelo top de linha, além de todos os itens acima, traz também luzes diurnas, lanternas em LED, airbags laterais e de cortina e retrovisor interno eletrocrômico.

5) Jeep Renegade

O modelo mais básico do Jeep Renegade oferece os principais recursos de segurança, como freios ABS, airbag duplo, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos, controle de estabilidade e tração, controle eletrônico anti capotamento, freio a disco nas quatro rodas, Isofix, assistente de partida em rampas, luzes diurnas e sistema de monitoramento indireto dos pneus.

Já o modelo considerado top de linha dispõe de controle eletrônico de velocidade em descidas, sete airbags, faróis de xênon, faróis e lanterna traseira de neblina e retrovisor interno eletrocrômico.

Quais são os itens que tornam um carro mais seguro?

Se está pensando em comprar ou trocar o carro, considere avaliar os seguintes fatores para fazer a melhor escolha.

1. Controle eletrônico e de estabilidade

controle eletrônico e de estabilidade é um sistema para evitar a perda do controle do carro durante movimentos bruscos ao volante.

2. Freios ABS

Essa tecnologia evita que os freios percam o contato de tração com a superfície da estrada em casos de freadas bruscas.

3. Aviso sonoro do cinto de segurança

O aviso automático do uso do cinto de segurança minimiza as chances do motorista se esquecer de colocá-lo.

4. Proteção para passageiros

Cintos de segurança e airbags não são importantes apenas para quem dirige, mas essenciais para todos os passageiros.

5. Seguro Auto

Para garantir mais proteção ao seu veículo, contrate um Seguro Auto.

Acesse compara.com.br e encontre a melhor opção para o seu carro e para o seu bolso.