< Volver a Carros

A importância do uso dos cintos de segurança traseiros

Escrito por Pedro Da Silva

Desde que se tornou de uso obrigatório, o cinto de segurança tem sido bastante utilizado pelos brasileiros, o que tem salvado vidas, evitando acidentes, e diminuindo a necessidade de chamar o seguro do auto para dar suporte emergencial.

Mas, infelizmente, os brasileiros só utilizam o cinto nos bancos dianteiros. Pouca gente sabe que o uso do cinto também é obrigatório nos bancos de trás, e a não utilização do equipamento é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, resultando em multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos da carteira.

Não é só por causa da multa e dos pontos que o uso do cinto nos bancos traseiros é importante. Ele evita que os passageiros dos bancos de trás sejam arremessados para frente, podendo causar lesões graves e até a morte, inclusive dos passageiros nos bancos dianteiros, ainda que estejam usando o cinto de segurança.

Isso porque em uma colisão a 64 km/h (velocidade usada em testes de segurança da indústria automobilística), qualquer objeto tem seu peso multiplicado por 40. Para se ter uma ideia, uma pessoa de apenas 65 kg se transformaria em um gigante pesando mais de duas toneladas e meia no momento da colisão. Ao ser arremessado para frente, o passageiro esmaga os passageiros dos bancos dianteiros, ainda que estejam usando o cinto.

Assim, até uma criança tem o peso aumentado, daí a necessidade delas serem transportadas em cadeirinhas especiais. Objetos soltos dentro do carro também podem se tornar perigosos durante uma colisão, pois, também têm seu peso multiplicado. Um celular de 200g se tornará um objeto de 8 kg, dependendo da velocidade em que ocorrer o acidente.

Uma pesquisa publicada pelo IBGE em 2010 revelou que 62,7% dos brasileiros não utiliza o cinto de segurança nos bancos traseiros dentro da cidade para viagens curtas. Já o uso do cinto nos bancos dianteiros chega a quase 90%, em qualquer ocasião.

Como vimos, o uso do cinto nos bancos traseiros não é importante apenas para a segurança dos passageiros que viajam atrás, mas também para garantir a segurança do motorista e do copiloto.

Use o cinto de segurança nos bancos dianteiros e traseiros também para aumentar sua segurança e da sua família. Continue também a se precaver contratando um bom seguro do automóvel. No site Compara você pode fazer uma cotação gratuita e conhecer as melhores opções.