< Volver a Carros

Entenda o funcionamento dos airbags

Os airbags são acionados quando há uma brusca diminuição da velocidade, geralmente caracterizada por uma colisão

Escrito por Pedro Da Silva

Os airbags são bolsas infláveis que têm salvado muitas vidas em acidentes graves, por protegerem basicamente a cabeça e o tórax do condutor e passageiros.

Entenda como funciona esse sistema que se tornou item obrigatório para veículos fabricados no Brasil a partir de 2014, e que pode influenciar na contratação do seguro do automóvel.

O que é sistema de airbags?

O sistema de airbags é composto basicamente por sensor de velocidade, módulo eletrônico, bolsas infláveis confeccionadas em nylon ou material plástico e uma massa composta por dois tipos de gases.

seguro de veículo garante cobertura de perdas materiais e assistência aos envolvidos em acidentes, porém os airbags são itens de segurança indispensáveis para salvar vidas, principalmente quando há perda total do veículo.

Como funcionam os airbags

Os airbags são acionados quando há uma brusca diminuição da velocidade, geralmente caracterizada por uma colisão e imediatamente captada pelo sensor. Neste momento, ocorre uma reação química entre os gases que compõem o sistema, os quais se expandem, inflando as bolsas em milésimos de segundo, protegendo o corpo contra impactos na carroceria do veículo. Imediatamente as bolsas começam a esvaziar e é possível notar uma nuvem de pó branco, que nada mais é do que talco ou amido de milho, utilizado pelo fabricante para evitar que as dobras da bolsa dificultem sua imediata abertura.

Cuidados com a utilização dos airbags

Considerando que a explosão das bolsas de ar provoca um forte impacto, é preciso tomar alguns cuidados para não se machucar com o acionamento dos airbags. O uso do cinto continua sendo indispensável, pois a proporção de abertura do sistema leva em consideração o trabalho do cinto de segurança, que segura o corpo. O motorista deve estar, pelo menos, a 20 centímetros do volante, com os braços levemente flexionados, e o passageiro não deve colocar os pés sobre o painel do carro, além de ter cuidado com objetos que carregue junto ao corpo. Atitudes como essas evitam maiores ferimentos e fraturas.

Seguro de carro com airbags

É possível haver variação no preço do seguro do auto para os novos veículos com airbag, levando-se em conta a própria valorização do bem. Em contrapartida, os acidentes com vítimas fatais e os ferimentos graves tendem a diminuir consideravelmente, conforme dados do Centro de Estudos Automotivos (Cesvi).