Compara home

Como funciona o cartão de crédito virtual?

A gente te explica super rápido

Entenda como funciona o cartão de crédito virtual e o que ele tem de diferente do bom e velho cartão físico.

Compare agora todas as ofertas de Cartão de Crédito

Encontre o melhor para você!

Você já ouviu falar do Cartão de Crédito virtual? Santander, Itaú, Banco Original, Banco do Brasil e até Caixa Econômica já estão oferecendo a novidade aos seus clientes. Entenda como funciona a modalidade online do cartão de crédito e o que ela tem de diferente do bom e velho dinheiro de plástico.

Você já teve o seu cartão clonado? Quem já passou por isso sabe a dor de cabeça que é, mesmo que a responsabilidade pela segurança, neste caso, segundo as leis brasileiras, seja do estabelecimento e da operadora do cartão. As chances de fraudes e clonagem de dados do Cartão de Crédito aumentam, ainda mais, no universo virtual com a existência de páginas falsas e dos inúmeros vírus, que circulam na rede.

Para aumentar a segurança nas compras online alguns bancos vêm criando os chamados cartões de crédito virtuais. Concebidos especialmente para aqueles que adoram a praticidade de comprar online.

O que é o cartão de crédito virtual e como funciona?

O cartão de crédito virtual funciona como se fosse uma versão temporária do seu cartão de crédito físico. Ele vai ter o mesmo limite e os mesmo benefícios, porém ele é gerado com os dados diferentes do seu cartão físico. Ele vem com outra numeração, outro código de segurança e outro prazo de validade e serve apenas para compras na internet como o próprio nome sugere. E ele, assim como o seu cartão convencional, também poderá ser utilizado em sites nacionais e internacionais. Vale lembrar também que o cartão virtual parcela as compras normalmente, mas não opera na função débito.

Diferente do cartão de crédito físico, o virtual funciona apenas para uma ou para um número estabelecido e limitado de compras, na internet. O tempo de validade também é curto. O banco Itaú, por exemplo, emite um cartão de crédito virtual para cada transação online, que dura apenas por 48 horas.

As compras realizadas no meio virtual vão vir na mesma fatura do cartão físico, o que facilita muito o pagamento e você não precisa se preocupar em fazer as contas ou pagar faturas diferentes.

Após vencido o prazo de uso do cartão de crédito virtual ele se torna inválido. Por que? Para aumentar a sua segurança e evitar que cibercriminosos tenham acesso aos seus dados.

Como adquirir um cartão de crédito virtual?

Primeiro de tudo, verifique se o seu banco oferece a opção de cartão virtual. Se ele oferecer, você mesmo poderá emitir um cartão sempre que precisar. O cartão virtual não tem custo e pode ser emitido através aplicativo ou pelo Internet banking.

O limite máximo segue sendo o mesmo do cartão físico. Para usar a modalidade de crédito, também não tem custo e você paga apenas pelas compras que efetuar. As transações realizadas com o cartão virtual de crédito vão direto para a fatura do cartão convencional, o que permite centralizar o controle dos gastos.

Como usar o cartão de crédito virtual

Você está acessando um site para comprar um produto, mas não está achando ele muito confiável? Acesse o seu aplicativo, gere um cartão virtual, depois copie os dados e realize a compra no site. Viu como é simples? O interessante desse cartão é que você poderá solicitá-lo sempre que precisar realizar uma compra online e também poderá cancelar sempre que preferir, não há limites para a quantidade de vezes que você poderá gerar um cartão. É muito prático e fácil de fazer.

A funcionalidade dos cartões é bem parecida, mesmo assim pode variar um pouco de banco pra banco, então se informe com o seu banco antes de começar a usar.

Cartão virtual pré-pago

Antes somente era possível ter um cartão virtual de crédito se você possuísse um cartão de crédito físico em um dos bancos que oferece este serviço. Hoje em dia, nós temos o cartão virtual pré-pago, que surge como uma alternativa diferente do cartão virtual convencional.

O cartão de crédito virtual pré-pago é um pouco diferente do cartão virtual que descrevemos nos tópicos acima. Na modalidade pré-paga, não é necessário ter um cartão de crédito físico para usufruir de um cartão virtual, neste caso, você só precisa ter uma conta num banco que oferece esse serviço.

Para usar o cartão virtual pré-pago, você precisa solicitar a emissão online dele e depois colocar o valor que pretende o gastar. É possível controlar totalmente os seus gastos, já que é você quem determina o limite do seu cartão e quanto vai dispor de dinheiro para usá-lo. Com ele você consegue pagar diversos serviços como Netflix, Spotify, ifood ou Uber, e pode recarregar sempre que necessário.

As compras realizadas pelo cartão pré-pago são independentes de outros cartões e é descontada diretamente do saldo existente, dispensando o pagamento de faturas. Assim, fica muito mais fácil administrar o seu dinheiro, evitando o endividamento.

Com o cartão virtual pré-pago você consegue fazer compras no crédito em lojas no brasil e no exterior, porém não poderá parcelar esses valores. Se você não usar todo crédito disponível no cartão, poderá resgatar para sua conta novamente, sem perder esse saldo.

Agora, volte a a procurar seu cartão ideal: Compare Cartões de Crédito.

Compare agora todas as ofertas de Cartão de Crédito

Encontre o melhor para você!

Alison Scheuch
ESPECIALISTAS DA COMPARA
Criado: 06/06/2018 Atualizado: 11/12/2019

Secure site
® 2020 ComparaOnline.com é uma marca registrada de Compara Online S.A.
Compara Administradora e Corretora de Seguros LTDA - SUSEP 10.2016991.4 - CNPJ 10.575.644/0001-61
Compara Online Serviços de Informática LTDA - CNPJ 15.470.344/0001-31
Rua Pequetita, 111 - 1º andar - Vila Olímpia. CEP 04552-060. São Paulo/SP