< Volver a Viagem

Visto de estudante Canadá: o que você precisa saber para estudar no país

Sabia que o visto de estudante Canadá não é um visto de verdade? Entenda tudo sobre esse documento no blog da ComparaOnline prepare-se para o intercâmbio!

Escrito por Pedro Da Silva

O Canadá é um dos países mais procurados por brasileiros na hora de encontrar oportunidades de intercâmbio. Por isso, conhecer as regras do visto de estudante do Canadá é essencial para quem busca cursos no país.

Ter conhecimento sobre como funciona o visto de estudo do Canadá deve ser uma das primeiras preocupações de quem pensa em fazer um intercâmbio no país, inclusive. Isso porque este não é um processo simples, e o tempo de processamento da documentação pode variar drasticamente.

Por isso, estar preparado para viajar com uma preocupação a menos vai ser extremamente útil — ainda mais em uma viagem estendida, como um intercâmbio. Com este guia da ComparaOnline, você vai entender melhor como funciona o processo, o que você precisa e como solicitar o documento com o guia da ComparaOnline!

Permissão de estudante

A primeira coisa que devemos saber sobre o visto canadense é que ele tem variações. Se você está procurando o visto de estudante em específico, provavelmente, já sabe disso, mas talvez não saiba que, na verdade, esse documento não permite a sua entrada no país.

O que acontece é que, na verdade, o “visto de estudante” do país é uma permissão para estudar no território por mais de 6 meses. Dessa forma, você ainda precisa de visto para o Canadá mesmo que tenha essa permissão, chamada de study permit.

Dessa maneira, quando você estiver realizando a inscrição para um visto de estudante do Canadá, estará registrando o pedido de duas documentações ao mesmo tempo: o visto de visitante e a permissão de estudos. Note que, se o segundo pedido for deferido, você automaticamente terá a permissão para entrar no país.

visto de estudante canada

Québec

Québec é uma das províncias do Canadá, mas é bem diferente do restante do país. Uma das exigências do local é que todo intercambista tenha um documento chamado Québec Acceptance Certificate (CAQ), aprovado pelo próprio governo provincial, além do visto de estudante do Canadá.

Como tirar o visto de estudante canadense?

O passo a passo de como tirar o visto de estudante para o Canadá não se difere muito de outros países. Dito isso, é importante que você tenha atenção ao separar documentos e preencher formulários para não precisar passar por processos burocráticos evitáveis. 

1. Verifique sua elegibilidade

Nem todas as pessoas precisam de um visto de estudante para fazer um intercâmbio no Canadá. Se você pretende ficar menos de 6 meses no país, mesmo que estudando, deve pedir um visto de visitante (ou de residente temporário, como é caracterizado pelo governo local).

Já se você vai estudar por mais de 6 meses, precisará de uma permissão de estudante, cujas exigências são:

  • estar matriculado em uma instituição de ensino canadense;
  • comprovar ter renda suficiente para custear matrícula, mensalidades, custo de vida, moradia e passagens de ida e volta do país;
  • não ter antecedentes criminais (ou ter um certificado de polícia);
  • estar com boa saúde (ou ter uma permissão médica);
  • provar que irá voltar para o país de origem após o vencimento do visto.

2. Separe os documentos necessários

Essencialmente, apenas 3 documentos são exigidos pelo governo canadenense para a sua aplicação: passaporte, matrícula na instituição de ensino e comprovante de renda (10 mil dólares canadenses ao ano). Contudo, a depender do seu perfil ou de certos detalhes da sua viagem, outros documentos podem ser solicitados, como:

  • CAQ;
  • carta de intenção;
  • permissão médica;
  • declaração de custódia (para menores de idade);
  • status de imigração.

Se quaisquer outros documentos forem pedidos pelo governo canadense, você deve enviá-los em um período de até 30 dias. Esse período não é considerado no tempo de espera para a emissão do seu documento.

3. Preencha a solicitação

Com os documentos devidamente separados e escaneados, é hora de fazer a sua solicitação on-line. No site do governo do Canadá, estarão todas as instruções necessárias para completar o pedido, que custa 150 dólares canadenses (dado de abril de 2023) por pessoa, sem contar a biometria. 

Caso você já tenha feito a biometria perante o governo canadense para um visto passado, você pode não precisar realizá-la novamente. No entanto, se ela for necessária, custará, adicionalmente, 85 dólares canadenses por pessoa ou 170 por família. 

4. Aguarde a aprovação

Após enviar a sua solicitação, você deve ficar atento a outras exigências que o governo canadense fizer enquanto processa a documentação. É nesse momento que documentos extras podem ser solicitados, inclusive a biometria.

É importante também levar em consideração quanto tempo demora para sair o visto de estudante canadense, porque você não poderá embarcar para o seu curso sem ele. Além disso, lembre-se de que o tempo para realizar a biometria e para enviar documentos adicionais não são contados na previsão de emissão. 

Estude no Canadá com segurança!

Além do visto de estudante do Canadá, outras preocupações poderão surgir durante seu intercâmbio. Para evitar dores de cabeça com várias delas, conte com um seguro viagem! Na ComparaOnline, você consegue emitir o seu seguro de estudante com facilidade. Aproveite!