< Volver a Viagem

Conselhos para dirigir um carro alugado no exterior

Escrito por Pedro Da Silva

Conhecer outro país é uma  experiência inesquecível. Viajar de carro e explorar terras desconhecidas com um roteiro à sua maneira e no seu ritmo pode fazer com que ela seja ainda melhor.

Se sua intenção é alugar um carro no exterior e se aventurar numa road trip, previna-se de passar apuros seguindo algumas recomendações simples. Mariana Rosales, da Aerocondor, aponta que a primeira providência é obter a Carteira de Habilitação Internacional, emitida pelo Detran mediante o pagamento de uma taxa. Sabe-se que em alguns países da América do Sul e Estados Unidos a apresentação deste documento não é obrigatória, porém, ainda assim, recomendável.

A idade do condutor também deve ser levada em conta, já que a exigência mínima para dirigir pode variar de um país ou estado para outro e, até, de acordo com o grupo de veículo. Em alguns locais a idade mínima necessária pode ser de 25 anos. Passageiros também podem conduzir o veículo alugado, desde que seja paga uma taxa especial e que a pessoa atenda aos requisitos exigidos.

Como saber se estou pagando um preço justo?

Os valores cobrados pela locação de carros no exterior podem variar consideravelmente e dependem da própria locadora, do período de locação e da sazonalidade. Altas temporadas costumam ter preços mais altos, porém oferecem maior quantidade de pacotes e promoções. Nos Estados Unidos – especialmente na Flórida, onde grande parte dos turistas recorre à locação de veículo para se locomover – as taxas são menores que nos países europeus. Entre os países da Europa, Espanha e Itália praticam valores mais baixos que a Alemanha, por exemplo.

E se você for multado, como proceder?

Não é só no Brasil que as multas podem virar uma dor de cabeça para motoristas. Para evitar surpresas desagradáveis, informe-se sobre as principais regras de trânsito do seu destino e atente-se, principalmente, ao que difere do que você está habituado. Blogs de viajantes costumam ter informações preciosas. Lembre-se que as multas são enviadas para o endereço do locatário no Brasil ou cobradas diretamente no cartão de crédito disponibilizado no momento da locação.

O que fazer em caso de acidente?

É claro que ninguém gosta sequer de imaginar que algo de desagradável possa ocorrer durante uma viagem, porém, a melhor forma de lidar com imprevistos é proteger-se. Com relação aos sinistros que podem ocorrer, a maioria das tarifas que se paga no momento da locação do veículo já inclui seguro contra roubo, danos e colisão. Além destas, o passageiro pode contratar outros tipos de seguro de viagem. Algumas empresas, especialmente na Europa, cobram franquia.

Um seguro viagem é a ferramenta de maior garantia para se proteger contra imprevistos com toda a tranquilidade e cobrir urgências a baixo custo. Funciona de forma imediata, 24 horas por dia e independente da distância. Encontre aqui ofertas de seguro viagem e receba resultados instantâneos.