< Volver a Viagem

5 dicas pra viajar com companhias áreas de baixo custo

Antes de comprar um voo low cost confira a localização do aeroporto de destino

Escrito por Pedro Da Silva

Se você já ouviu falar nas companhias aéreas “low cost” (de baixo custo) e pretende embarcar num voo mais barato do que uma passagem de trem, fique atento a algumas dicas, contando com seu seguro viagem para escapar de taxas extras e aproveitar o passeio ao máximo.

De modo geral, as companhias aéreas de baixo custo operam na Europa e na Ásia, oferecendo voos que podem custar menos de US$ 10 entre países. Estas pequenas dicas também podem ajudá-lo a tornar sua viagem ainda mais econômica, confira:

1. Compre com antecedência

Consultar os sites das empresas e cadastrar-se nos boletins é uma boa opção para ficar por dentro das promoções periódicas e comprar com antecedência. Considere que os aeroportos utilizados por estas empresas não ficam nas cidades principais, por isso leve em conta o preço do deslocamento até lá.

2. Cuidado com taxas extras

Ao contrário das companhias comuns, as de baixo custo cobram por tudo, como taxa para despachar bagagens, reserva de assentos, pagamentos com cartão de crédito, etc.
A maioria permite levar grátis apenas uma bagagem de mão, com peso máximo de 6 a 10 Kg e dimensões pré-definidas que serão checadas no embarque. Se a bagagem não passar no teste feito na porta de embarque, o custo do despacho pode chegar a 40 Euros.

3. Atenção no embarque

Faça o check-in online e imprima o cartão antes de ir para o aeroporto, pois deixar para fazê-lo no guichê pode custar até 60 Euros. Chegue com antecedência ao aeroporto, principalmente se for despachar bagagens e fique atento ao portão de embarque. As filas costumam ser grandes, assim como a correria pelo melhor assento.

4. Cuidado com a venda de itens durante o voo

Estas companhias normalmente tentam vender produtos de parceiros durante o voo, como aluguel de veículos, hospedagem no destino, bagagem de mão ideal para a viagem, revistas, ingressos, etc. Outra boa dica é embarcar alimentado ou levar um lanche na bolsa, pois qualquer refeição ou bebida a bordo é cobrada, até mesmo água.

5. Esqueça o conforto

As poltronas não declinam e o espaço entre elas é justo, porém as viagens costumam ser curtas, em torno de 1 ou 2 horas apenas, já que devido à pequena margem de lucro, estas empresas costumam ser muito eficientes e não atrasam os voos.