< Volver a Viagem

Qual é a melhor época para ir ao Caribe?

Escrito por Pedro Da Silva

Você sabe qual é a melhor época para ir ao Caribe? A primeira pergunta que todo mundo faz quando começa a planejar uma viagem ao Caribe é quando começa a temporada de chuvas e furacões, afinal ninguém quer planejar e investir numa viagem e chegar lá e ser acometido por essa nada agradável surpresa!

Quando ir às praias do Caribe?

A temporada de furações vai oficialmente de 1º de junho até o dia 30 novembro, o que significa que a partir dessa data começam os alertas e a divulgação das notícias e não as tempestades e furações. A primeira área que normalmente recebe os furações é no Golfo do México e o maior perigo para as ilhas do Caribe começa mesmo em agosto e vai até o meio/fim de outubro.

A melhor época para ir ao Caribe então é no primeiro semestre, antes dos furações. Se quiser pegar os melhores preços vá após a Páscoa, pois de dezembro até a Páscoa é considerada alta temporada e os valores ficam mais salgados.

As ilhas de Aruba, Curaçao e Los Roques ficam localizadas fora da rota dos furações, portanto a probabilidade de você estar em uma delas –  mesmo no período de furações – e ser atingido é bem remota, mas vale lembrar que ela existe.

Eu posso ir ao Caribe durante a temporada de furações?

Como falamos, a melhor época para ir ao Caribe é no primeiro semestre do ano, mas isso não significa que você não possa marcar uma viagem para o segundo semestre. O Caribe não fecha e milhares de turistas viajam para as ilhas exatamente nesta época para aproveitar a queda dos preços – que acontece de forma significativa, e curtir os hotéis e cruzeiros.

Se você é do tipo que faz questão de 100% de segurança, a melhor época para ir ao Caribe é logicamente no 1º semestre, assim não correrá o risco de ter sua viagem perdida ou com más lembranças. Mas se pra você tudo bem correr o risco, sobram mais opções de datas para visitar as ilhas, só não pode é reclamar caso seja acometido por um furação durante as tão sonhadas férias.

Conheça algumas peculiaridades  do Caribe em cada época do ano:

rsz_melhor_epoca_caribe

Janeiro a março:

As ilhas mais quentes neste período são Aruba, Ilhas Cayman e Santa Lucia; já as mais frios são as Bahamas, Republica Dominicana e Turks e Caicos. Com relação às chuvas, Martinica tem o maior volume no período; ao contrário de Costa Rica, cujo volume é o mais baixo do ano e, portanto uma boa pedida. No final de fevereiro e março as chuvas em Dominicana também podem incomodar e atrapalhar o passeio que diferente da maioria das ilhas, seu principal foco é o ecoturismo.

Abril e maio:

As chuvas começam a chegar e alguns destinos passam a não ser uma boa opção como San Juan em Porto Rico. Se tiver que escolher por um destino nessa época uma alternativa com histórico de menos chuvas é Aruba. Já nos outros destinos do Caribe como Costa Rica, Cancún e Ilhas Cayman a probabilidade de um passeio com tempo ruim é maior.

Junho e julho:

Começa a temporada de furações, por isso se optar por viajar nessa época além de ficar de olho nos furações veja também onde estão os maiores volumes de água que é nas Bahamas, Cozumel, Belize, Barbados, Ilhas Cayman e Costa Rica. Neste período os melhores destinos do Caribe são Cancún, Republica Dominicana, Jamaica e Ilhas Virgens.

Agosto, setembro e outubro:

As piores épocas para visitar o Caribe pela alta densidade de chuva, além da possibilidade de furações. As coisas começam a melhorar de meados para o final de outubro, mas ainda assim a probabilidade de chuva é grande.

Novembro e dezembro:

Finalmente chegou o fim da temporada de furações, porém ainda tem chuva em todo o Caribe e isso pode fazer com que as águas fiquem frias e pouco convidativas para os mergulhos. As melhores opções para esta época são Barbados, Cancun e Jamaica. Mesmo com um pouco de chuva já começa a alta temporada de turistas que vem fugindo do frio europeu e norte americano.

Agora que você já sabe a melhor época para ir ao Caribe comece o quanto antes um planejamento financeiro para incluir as despesas da viagem no seu orçamento. Planejando com antecedência é possível! Não se esqueça de fazer um seguro viagem e aproveitar as férias apenas para se divertir, longe de qualquer preocupação!