< Volver a Viagem

Qual a importância do guia turístico em uma viagem?

Escrito por Pedro Da Silva

Muitas pessoas gostam da liberdade de viajar de maneira independente, sem participar de grupos e excursões, levando apenas seu próprio guia turístico digital ou em papel. Mas, alguns destinos exigem o acompanhamento pessoal de um guia experiente, mesmo que você esteja viajando sozinho.

Os destinos de aventura, como os que exploram desertos, florestas e montanhas, são bons exemplos de viagens que exigem a presença de um guia de confiança, experiente e treinado.
Ele conhece bem a região, e poderá indicar quais os melhores caminhos a seguir (e quais evitar), as condições do tempo no período da viagem, as características da fauna e flora local, os melhores horários para visitar as atrações e muito mais. Além disso, um bom guia lhe colocará em contato com a cultura local, e muitos deles inclusive conhecem alguns moradores dos pontos visitados.

Um guia de viagem também é uma boa ideia caso você não conheça a língua do local que está visitando, ou se a cultura for muito exótica. Guias também são fundamentais em viagens para áreas de risco ou perigosas, pois eles saberão como manter os turistas a salvo de assaltos e outros incidentes

Antes de contratar um guia turístico, primeiro informe-se se é de confiança e se tem experiência em guiar visitantes na região que você vai visitar. O melhor é entrar em contato com sua agência de viagens e perguntar por uma indicação. As grandes agências contam com guias especializados, e poderão lhe orientar com segurança sobre as melhores opções.

Seja qual for seu roteiro, também contrate sempre um bom seguro de viagem, para ter cobertura caso precise de assistência médica, tiver suas bagagens extraviadas ou se precisar voltar mais cedo para casa. Um seguro de viagem não custa muito e pode fazer a diferença em um momento de necessidade.
Com Compara, você encontra várias opções, inclusive de seguro internacional e seguro viagem Europa. Basta incluir seus dados para fazer uma cotação na hora e gratuita, conhecendo as melhores ofertas de seguradoras nacionais.