< Volver a Viagem

Vai fazer sua primeira viagem de avião? Veja 8 dicas para ter uma experiência agradável

Se você vai fazer a sua primeira viagem de avião em breve, veja as dicas que o blog da ComparaOnline preparou para que você tenha uma boa experiência!

Escrito por Pedro Da Silva

Viajar é poder ter um momento de descanso e conforto, em que buscamos recarregar as energias. No entanto, para quem vai fazer a primeira viagem de avião, pode ser também um momento tenso, afinal, é uma experiência completamente nova.

Pensando nisso, a ComparaOnline separou algumas dicas importantes para que você tenha a melhor experiência possível ao viajar de avião. Assim, esperamos que possa se tranquilizar e aproveitar cada segundo da sua viagem, até antes de embarcar!

1. Lembre-se de que o avião é seguro

Muitos ficam tensos com uma viagem de avião por medo de acidentes. No entanto, é importante lembrar que ele é o meio de transporte mais seguro do mundo (ou o segundo mais seguro, se você quiser colocar os elevadores na conta). Segundo o The Washington Post, as 5 maneiras mais seguras de viajar são:

  1. avião;
  2. ônibus;
  3. metrô;
  4. trem;
  5. balsa.

Mesmo em meio a turbulências, você pode manter a calma. Elas são tão comuns quanto passar por ruas esburacadas de carro. Caso haja qualquer problema com o voo, a tripulação seguirá todos os protocolos para manter todos os passageiros em segurança.

2. Não se esqueça do agasalho

Aviões, para a maioria das pessoas, são extremamente frios. Por isso, se você pretende fazer uma viagem, leve sempre um agasalho — algumas companhias, inclusive, oferecem uma manta para você se cobrir durante o voo. 

Mesmo que as cabines sejam mantidas a uma média de 23°C, a sensação térmica costuma ser mais baixa que essa. A principal teoria diz que isso acontece porque não nos movemos durante o voo, mas existem estudos que creditam essa alteração à diferença na quantidade de oxigênio no espaço. 

3. Cuidado com a bagagem

Outro momento tenso na primeira viagem de avião é o de fazer as malas. Dúvidas sobre o despache de bagagem, peso máximo, limite de bagagem de mão, perda de itens etc. estressam muitas pessoas. Nossa recomendação é sempre checar as informações fornecidas pela sua companhia aérea.

No site da companhia, você vai encontrar todas as informações necessárias para fazer suas malas. Isso inclui pesos, medidas, objetos permitidos na mala de mão e na do bagageiro etc. Assim, você poderá embarcar mais tranquilamente. 

4. Atenção à alimentação e à hidratação

Existem alguns alimentos e bebidas que devem ser evitados antes e durante uma viagem de avião. Isso porque os efeitos da altitude e da pressão podem trazer sérios desconfortos, especialmente para pessoas propensas a enjoos. 

Por isso, antes de viajar, alimente-se bem e beba bastante água, mas evite comidas gordurosas, leite, café e bebidas com muito açúcar. Caso você seja alguém que passa mal facilmente, uma prática comum é pedir um remédio contra enjoo para o seu médico de confiança antes de embarcar.

5. Siga as instruções dos comissários

Os comissários de bordo irão te oferecer todo o suporte necessário durante a viagem. Por isso, sempre siga as instruções repassadas por eles no início do voo. Nesse momento, você terá dicas como:

  • deixar a sua poltrona em posição vertical em partidas e pousos;
  • colocar o celular em modo avião;
  • afivelar os cintos;
  • localizar as saídas de emergência;
  • prestar atenção nas informações de segurança.

Se você tiver algum problema durante o voo, também pode solicitar a ajuda de um membro da tripulação a qualquer momento. Mesmo que você esteja viajando de madrugada, um comissário sempre estará disponível.

6. Cuidado com o espaço

Não apenas em sua primeira viagem de avião, mas também em todas as outras, é importante lembrar que o espaço individual dentro da cabine não é muito grande. Ele varia de acordo com a aeronave e a companhia aérea, mas definitivamente não será a experiência mais confortável do mundo. 

Por isso, respeite o espaço de quem está à sua volta. Não chute cadeiras ou separe as pernas exageradamente. Se estiver com crianças, fique atento aos movimentos delas. Algumas opções para aumentar seu espaço são adquirir um assento conforto ou fazer um upgrade para a classe executiva.

7. Deixe tudo o que for necessário em mãos

Um erro muito comum de quem vai fazer a primeira viagem de avião é despachar itens que serão necessários durante o voo. Por isso, verifique o que você pode levar na bagagem de mão e o que acredita que pode precisar em trânsito (remédios, livros, carregadores etc.) para não passar por apuros.

primeira viagem de avião

Uma dica importante é separar uma pasta com os documentos para uma viagem de avião. Assim, você diminui o risco de perder algum deles e poderá tê-los sempre em mãos.

8. Tenha um seguro viagem

Por fim, mas não menos importante, não deixe de contratar um seguro viagem para ter mais tranquilidade em seu passeio. O serviço poderá te dar o devido suporte caso imprevistos aconteçam, seja com bens pessoais, emergências médicas ou problemas jurídicos.

Assim, você terá maior tranquilidade, pois, caso ocorra algum problema, o seguro viagem pode ter uma cobertura que irá te ajudar a resolver. E aproveitar o passeio ficará muito mais fácil!

Viagens tranquilas? É com a ComparaOnline!

Se você quer ter viagens de avião mais tranquilas, não pode deixar de adquirir um seguro viagem aqui mesmo, na ComparaOnline! Temos diversas opções para destinos do mundo inteiro. Aproveite!