Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o sonho de muitos jovens, mas quando chega o momento de buscar esse objetivo muitas dúvidas surgem. Como passar na prova do Detran? Quais são as principais questões do teste teórico? Como devo me preparar?

Sempre ressaltamos aqui que antes de realizar o desejo de ter um automóvel é preciso levar em consideração os diversos fatores que envolvem essa aquisição. As despesas para tirar a CNH, a manutenção do veículo, o combustível e o seguro de carro são alguns desses pontos.

Mas, para muitos, o maior temor é o teste teórico do Departamento de Trânsito (Detran). Relaxe, pois isso não é nenhum bicho-de-sete-cabeças! São abordadas apenas os temas trabalhados nas aulas que você teve no Centro de Formação de Condutores (CFC), portanto, não há o porque ter medo.

O teste teórico aborda 30 questões de múltipla escolha com apenas uma resposta certa e você precisa acertar 70%, ou seja, 21 para ser aprovado. Para realizar o teste, antes é preciso cumprir as 45 horas/aula. Então é bem provável que você tenha absorvido todo conteúdo, só precisa administrar o nervosismo e ativar a memória! Veja a seguir nossas dicas sobre como passar na prova do Detran.

Como passar na prova do Detran?

Levantamos aqui 7 dicas essenciais para quem vai realizar a prova. Leia com atenção e boa sorte!

  1. Estude bastante Legislação de Trânsito, direção defensiva, mecânica básica, cidadania, e primeiros socorros, que são os assuntos que mais caem na prova.
  2. Leia as perguntas e as respostas com atenção e releia quantas vezes forem necessárias antes de escolher uma alternativa. Isso evita que você caia nas “pegadinhas”.
  3. Você terá 40 minutos para fazer a prova, tempo suficiente para responder a todas as questões. Mas faça primeiro aquelas que você tem mais certeza, e depois volte para as mais difíceis.
  4. Chegue antes do horário no dia da prova, assim você pode relaxar um pouco. Não tente ficar estudando até o último minuto, porque o que você tinha que aprender já está memorizado.
  5. Durma cedo na noite anterior para estar bem descansado na hora do teste. Faça uma refeição leve e não tome bebida alcoólica.
  6. Uma ótima maneira de estudar é fazendo os testes simulados do Detran (existem alguns online). As questões são bem parecidas com as que vão cair na prova oficial e você ainda fica sabendo onde precisa melhorar, já que a correção aparece no final.
  7. Mantenha a calma e siga as orientações do instrutor.

O teste teórico também precisa ser feito para renovar a habilitação. E fique atento: se a sua CNH estiver vencida você não consegue renovar o seguro do auto, pode ser multado por infração gravíssima e ter seu veículo apreendido.

Se você não passar, pode refazer o teste após 15 dias, mediante pagamento. Estude mais e melhore sua confiança, afinal, muito se aprende com os erros. Nesse meio tempo, aproveite para providenciar o seguro do automóvel, pois sendo você o proprietário, seu nome vai constar como segurado até que seja indicado quem será o condutor principal.

Agora você já sabe como passar na prova do Detran! Mas se ainda tiver dúvidas sobre a CNH, leia mais conteúdos aqui no nosso blog: