Recapagem de pneus: o que é e quais as vantagens?4 min read
Avalie esse post

A recapagem de pneus é um processo cada vez mais comum entre motoristas devido ao seu baixo custo e eficiência.

A recapagem de pneus garante que a conservação e uma maior durabilidade das rodas, além de ser mais econômica. Continue a leitura para compreender um pouco mais sobre esse processo que está ganhando um grande número de adeptos.

O que é recapagem de pneus e quando ela deve ser feita?

Muito conhecida entre os condutores, a recapagem de pneus nada mais é do que uma reforma da superfície do pneu onde é colocada uma nova banda de rodagem. Em geral, essa borracha conta com o desenho de fábrica e em seu acabamento recebe grande força de prensagem a uma temperatura de até 110°C a fim de garantir que suas moléculas fiquem mais unidas.

Essa restauração garante uma performance quilométrica que se iguala ao pneu novo e pode ser realizada assim que o desgaste da banda de rodagem apresenta de 3 a 4 mm de sulco, já que abaixo desse número a recapabilidade torna-se inviável e você pode receber multas em blitzes.

Como é o processo de recapagem de pneus?

Existe uma série de etapas que precisam ser seguidas para realizar uma recapagem perfeita. Veja a seguir como funciona cada um dos passos de recuperação do pneu:

  1. higienização: removem-se todos os resíduos e impurezas da borracha;
  2. inspeção: avaliam-se as condições da carcaça para verificar se está em bom estado e se pode ser reformada;
  3. raspagem: retira-se o desenho original a fim de ter uma rodagem proporcional e uniforme;
  4. escareação: todas as pequenas perfurações e rasgaduras são tratadas;
  5. conserto: são aplicados manchões para reforçar a carcaça perfurada e recompor a estrutura do pneu;
  6. aplicação de banda: uma faixa adesiva é fixada na banda de rodagem;
  7. vulcanização: o pneu é colocado dentro de uma autoclave para receber uma pressão e temperatura uniformes por cerca de 4 horas, vulcanizando a banda de rodagem na carcaça sem possibilidade de soltura.

Quais são as vantagens reais de fazer a recapagem de rodas?

Esse é um questionamento muito frequente e as respostas são simples e diretas:

  • a recapagem de pneus pode ser realizada de duas a três vezes no mesmo pneu, dependendo de suas condições de uso;
  • custa 1/3 do valor de um novo e geralmente garante a mesma quilometragem da banda original;
  • pode ser feita em qualquer modelo de veículo, de carros de passeio a caminhões;
  • a redução de matéria-prima, como borracha natural e petróleo, quando se utiliza pneus recapados chega até a 75%. É um ganho sustentável imenso para o meio ambiente;
  • a reforma é bastante rápida. Em até dois dias você terá seus pneus instalados e novamente em circulação no carro.

Como escolher uma empresa de recapagem?

Esse é um aspecto decisivo para assegurar a qualidade do processo. Afinal, de que adianta realizar a recapagem de pneus em um estabelecimento que não cumpre os padrões de qualidade?

Sendo assim, visite a recapadora e conheça o método ao vivo, avaliando como são tratadas as carcaças. Além disso, quanto menos processo manual e mais automatização, melhor. É obrigatório que a empresa seja certificada pelo Inmetro. Por fim, verifique a preocupação com meio ambiente, ou seja, se o descarte de resíduos gerados é feito de forma adequada.

Viu só como a recapagem de pneus pode ser vantajosa? Com ela, você consegue economizar e, ao mesmo tempo, garantir a segurança do carro graças às ranhuras novas aplicadas nas bandas de rodagem.

E então, o que achou deste conteúdo? Aproveite a oportunidade e conheça o que é micropintura automotiva, bem como suas vantagens!

Inscreva-se em nossa newsletter