< Volver a Carros

Entenda a valorização dos carros clássicos e como protegê-los

Escrito por Larissa Ferreira

Se você é dono de um dos carros clássicos (ou antigos) que existem no mercado, você sabe o quanto eles necessitam de atenção, não é mesmo? Mas toda a dedicação tem recompensa, afinal, esse tipo de veículo tem se valorizado cada vez mais.

Para entender mais sobre a valorização e como funcionam os seguros para carros antigos, continue a ler este post!

Em 2017, um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas mostrou que essa categoria chegou a ter alta até 135% acima da Selic — taxa básica de juros —, do período.

Foram 24 modelos  de carros clássicos analisados pela instituição entre os biênios 2005 – 2006 e 2015 – 2016. Cabe destacar, que o modelo Kombi “Corujinha” (1968 a 1975) foi o que registrou os melhores resultados.

Valorização dos carros clássicos

Para quem não é familiarizado com os carros clássicos, a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) explica que correspondem aos automóveis fabricados há mais de 30 anos, que mantêm suas características originais e em perfeito estado de conservação. Mas, o que será que explica essa valorização que eles têm sofrido?

Uma das explicações para todo esse prestígio é que eles não sofrem redução de preços, diferentemente dos automóveis contemporâneos, que perdem valor com o passar dos anos — especialistas do setor dizem que o zero quilômetro sofre desvalorização de cerca de 15% ao sair da concessionária.

Além disso, tratam-se de veículos que têm sempre mercado, mesmo que o número em circulação não aumente, o que faz com que a procura seja maior que a oferta. O resultado disso são poucos modelos conservados à disposição, o que, consequentemente, eleva o seu preço.

Seguro para veículos antigos

Para que os carros clássicos sejam cada vez mais valorizados, é fundamental que seus proprietários os protejam da forma correta, o que inclui realizar manutenções periódicas, manter a documentação em dia e contratar um seguro especial.

Apesar de a maioria das seguradoras do Brasil investirem apenas em apólices para automóveis novos e seminovos, algumas têm opções para os antigos. O problema é que os seus preços são sempre mais elevados e podem chegar a quase 1/3 do valor total do veículo.

Fora isso, eles não contam com todas as coberturas de um seguro tradicional. Entre os serviços oferecidos, normalmente, estão a assistência mecânica/socorro 24 horas, o guincho, o rastreamento via satélite, a cobertura contra acidentes a terceiros e a reposição de peças em caso de furto.

Uma boa maneira de economizar na contratação e facilitar a busca pelo seguro do automóvel, independentemente de qual tipo seja, é utilizar o site Compara. Por meio dele, é possível cotar o preço junto a várias empresas do setor e, assim, saber qual a apólice mais atrativa para cada carro e perfil do condutor.

Quem está pensando em adquirir algum dos carros clássicos existentes, certamente ficará mais tranquilo ao saber que essa é uma categoria muito valorizada. E, como vimos, cuidando bem dele dá até para pensar em fazer ótimos negócios.

Se você é uma dessas pessoas ou tem um modelo antigo, não perca tempo, entre em contato conosco agora mesmo e faça um comparativo de valores de seguros.