< Volver a Carros

Quais são os carros menos desvalorizados em 1 ano?

Escrito por Pedro Da Silva

Que todo carro 0 KM sofre uma desvalorização ao sair da concessionária e no seu primeiro ano de vida, não é nenhuma novidade mas alguns modelos de veículos novos sofrem uma depreciação menor do que outros e se destacam neste cenário.

É comum ouvir dos mais entendidos que a desvalorização do carro 0 KM pode variar entre 10% e 20% no primeiro ano de uso porém como tudo na vida muda, essas verdades consideradas absolutas também mudam. O Chevrolet Onix foi eleito como o modelo vencedor do Prêmio Maior Valor de Revenda 2015, da Agencia AutoInforme, com um valor de apenas 7,6% de desvalorização do preço do carro durante seu 1º ano de uso.

A premiação acontece há apenas 2 anos mas os estudos sobre a depreciação de veículos novos e usados já é feito há 11 anos pela AutoInforme. Na primeira edição do prêmio, ano passado, o Chevrolet Onix também levou o prêmio, porém com uma desvalorização do carro de 8,5% no seu 1º ano de uso.

O levantamento consegue mostrar a desvalorização a partir da comparação entre o valor de venda do carro zero e uma média do preço do carro 1 ano depois. Os valores são coletados da Tabela Molicar que apresenta uma média dos valores anunciados para venda no mercado. Conheça os 20 modelos de veículos novos que sofreram as menores desvalorizações de agosto de 2014 para agosto de 2015:

Onix Chevrolet

1º lugar: Chevrolet Onix; com – 7,6% de desvalorização;

2º lugar: Hyundai HB20;  -8,0%;

3º lugar: Ford Fiesta; -8,1%;

4º Lugar: Renault Sandero; -8,2%;

5º lugar: Volkswagen up!; -8,3%;

6º lugar: Fiat Palio e Fiat Punto; – 8,4%;

7º lugar: Toyota Etios; – 8,5%;

8º lugar: Volkswagen Fox; – 8,8%;

9º lugar: Ford Ka; – 8,9%;

10º lugar: Volkswagen Gol; – 9,0%;

Hyundai HB20S

11º lugar: Hyundai HB20S; – 9,1%;

12º lugar: Peugeot 208; – 9,4%;

13º lugar: Fiat Uno; – 9,5%;

14º lugar: Fiat Strada; – 9,6%;

15º lugar: Citroën C3; – 9,7%;

16º lugar: Ford Ka+; – 9,9%;

17º lugar: Volkswagen Golf; – 10%;

18º lugar: Chevrolet Prisma e Toyota Etios Sedã; – 10,2%;

19º lugar: Volkswagen Saveiro; – 10,3%;

20º lugar: Volkswagen Voyage; – 10,5%;

Veja aqui os vencedores por categorias.

Como funciona a desvalorização?

A desvalorização do carro vai variar de acordo com a oferta e procura do mesmo no mercado, ou seja, quanto mais ele for procurado, menor será a sua perda. Por este motivo os carros que costumam ter as menores depreciações são os modelos populares que são os mais procurados e fáceis de serem revendidos.

Na hora de escolher um carro para comprar, além do preço do carro e das características em si, a sua desvalorização perante o mercado é um item bastante importante de ser levado em consideração. Se você está pesquisando para comprar um carro usado ou pretende vender o seu nós temos várias dicas para te ajudar na sua tomada de decisões.

Tudo vai depender dos seus objetivos com o carro, por quanto tempo pretende permanecer com ele; quanto pode investir no momento da compra mas de uma forma geral é mais interessante escolher um veículo que não se desvalorize tanto na hora da revenda. Isso pode significar uma perda de dinheiro para você no momento da venda além de um dificultador se você tiver pressa.

Se você gostou de saber quais foram os carros menos desvalorizados no último ano não deixe de compartilhar com os seus amigos!

rsz_sa_banner