< Volver a Carros

Carro movido a hidrogênio: como funciona e quais são as vantagens?

Escrito por co_admin_br

Os carros movidos a hidrogênio são mais eficientes, zero poluentes e podem chegar ao mercado em breve. A Hyundai está apostando na ideia e acaba de firmar um acordo de parceria com a Audi no aprimoramento da tecnologia. Saiba como funciona o motor a hidrogênio e suas vantagens aqui no blog!

Como funcionam os carros movidos a hidrogênio?

Os carros movidos a hidrogênio são chamados Fuel Cell Vehicle (FCV) e podem ser o futuro do setor automotivo por serem mais eficientes que os carros elétricos disponíveis no mercado e porque são ecológicos. Os FCVs são carros elétricos, ou seja, funcionam a partir da célula combustível, tecnologia que usa hidrogênio e oxigênio para gerar eletricidade.

O hidrogênio veicular tem menor impacto ambiental que o petróleo e pode ser obtido de recursos renováveis e também de fontes fósseis.

Qual a diferença entre o motor a hidrogênio e elétrico?

hidrogênio veicular

Uma das vantagens do carro movido a hidrogênio é a agilidade de recarga, que pode ser feita em 10 minutos, enquanto a de um veículo elétrico convencional pode demorar de 3 a 14 horas.

O motor a hidrogênio também dura mais, pode fazer 500 quilômetros milhas com um tanque e é 25% mais eficiente que um motor a combustão. Além disso, carros movidos a hidrogênio são mais silenciosos, apresentam menos ruídos  e vibrações.

Apesar das vantagens ambientais os carros movidos a hidrogênio ainda enfrentam resistência no mercado automotivo devido ao alto custo de implementação da tecnologia. Os grandes desafios ainda são o alto custo para obtenção da célula de combustível de hidrogênio veicular e a falta de uma rede de distribuição.

A Hyundai lançou a Tucson Fuel Cell no sul da Califórnia e aposta na viabilização da nova tecnologia.

E você o que acha da novidade?

Leia também:

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/2017/06/carro-hibrido-entenda-o-que-e/

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2018/05/carros-do-futuro/