< Volver a Carros

Carro sem placa pode ter seguro?

Escrito por Pedro Da Silva

Você sabia que um automóvel pode e deve ter um seguro antes de sair da concessionária? Mesmo se ele ainda for um carro sem placa.

Aliás, principalmente se ele ainda não estiver emplacado e nós vamos te contar o porque. Confira!

Andar com carro sem placa é legal?

Ao comprar um carro 0 km, o motorista tem o prazo de até 15 dias para emplacar o seu veículo e legalizá-lo no Detran do Estado em que vive. 

No entanto, até o documento ficar pronto, ele pode dirigir apenas com a nota fiscal do automóvel, pois caso seja abordado pela polícia ou órgão de trânsito, ele terá como provar que aquele carro sem placa é de fato seu.

O procedimento de emplacamento pode ser feito pelas concessionárias. Todas elas oferecem essa opção e geralmente é um serviço cobrado a parte.

Mas há também a opção de ir pessoalmente ao órgão de trânsito da sua cidade fazer o emplacamento do carro. Para isso, recomendamos acessar a página do Detran e consultar as instruções e os documentos necessários, que mudam em cada estado. 

Contudo, é importante saber que é a partir da data que consta na nota fiscal de compra do carro que contam os 15 dias para o emplacamento.

Recomendamos não andar com carro sem placa após este período ou caso contrário você poderá ser multado.

Como fazer o seguro do carro antes do emplacamento?

Mesmo sem placa é possível sim fazer o seguro do seu carro 0 Km. Aliás, é ainda até mais fácil. 

A seguradora tem acesso a todos os dados do veículo por meio da nota fiscal e do chassi, que é a numeração que identifica o automóvel por toda a vida dele.

Desta forma, caso você precise andar com carro sem placa após tirá-lo da concessionária, poderá fazer isso sem correr nenhum risco. 

Mas, se nesse período acontecer qualquer acidente ou mesmo um roubo, a apólice já estará vigente e independente de placa você terá toda a sua cobertura contratada assegurada.

Após o emplacamento do carro lembre-se de entrar em contato com a seguradora para que eles possam fazer o endosso da apólice agora contendo o número da placa.

Por isso, não dê chance ao azar e evite sair da concessionária sem o seguro auto.

Acesse nosso site, compare as opções e contrate o melhor seguro para manter o seu carro protegido.