< Volver a Carros

Glossário: O que é Endosso?

Escrito por Pedro Da Silva

Para continuar a descomplicar os termos difíceis e pouco usuais do universo do seguro do carro, esclarecemos mais alguns conceitos, agora sobre as possibilidades de endosso do seguro.

Endosso é um documento emitido pela seguradora com toda e qualquer mudança feita na apólice do seguro vigente. Para que a informação seja alterada, desde a mais simples, como a troca do endereço até a troca do carro seja válida, é necessária a emissão de um endosso legitimando os novos dados.

O endosso pode alterar inclusive o valor da franquia ou do prêmio, estabelecidos na ocasião em que o contrato foi firmado. Eles podem ficar mais caros ou baratos e isso vai variar de acordo com as modificações sofridas. Em caso de um prêmio mais baixo, a diferença deverá ser devolvida pela seguradora e em caso contrário, será gerada uma cobrança extra para o segurado.

Como pedir: você deverá entrar em contato com a sua seguradora para apresentar os documentos que comprovem a alteração solicitada.

Quando solicito o endosso: sempre que um dado e/ou informação precisar ser alterado. Listamos alguns exemplos em que o endosso é necessário:

– alteração de dados do segurado: nome, conta corrente, endereço;

– mudanças na forma como utiliza o carro, por exemplo: Antes o seu carro dormia na rua e agora ele tem uma garagem, ou seja, passou a correr menos riscos;

– alteração dos dados do questionário de análise de riscos;

– inclusão ou exclusão de garantidas e coberturas adicionais;

– na troca de um veículo por outro;

– em caso de desistência e cancelamento do seguro;

Quando a seguradora pode emitir um endosso: é importante saber que a seguradora também pode solicitar um endosso para o cancelamento da apólice do seguro, em algumas situações:

– Quando você não paga uma das parcelas do prêmio na data do vencimento, a vigência da apólice pode ser antecipada. A seguradora deverá comunicar a inadimplência e emitir um endosso com a nova validade;

– Caso você apresente informações falsas ou omita dados importantes que poderiam influenciar na aceitação do risco, como por exemplo, o local da residência; o uso do carro; características dos motoristas. Nestas situações, será emitido um endosso cancelando a apólice e o segurado terá direito a restituição proporcional do valor já pago.

O endosso não é válido para inclusão ou exclusão da cobertura contra colisão e incêndio. Estas são as únicas alterações que você não pode solicitar durante a vigência do seu contrato.