< Volver a Carros

Cobertura completa x Cobertura básica: qual escolher?

Escrito por Pedro Da Silva

Ao contratar o seguro do seu carro você pode escolher dois modelos diferentes de cobertura: a completa ou a básica. Mas qual a diferença entre elas? A primeira diferença é a que você sente no bolso. Enquanto a cobertura completa pode ser salgada para o orçamento, o preço da cobertura básica é uma mão na roda.

Mas a economia vale a pena? Depende. E é aqui onde o motorista deve avaliar qual serviço deseja contratar e quanto está disposto a pagar por ele. Por exemplo, para um carro popular com CEP de São Paulo a diferença de preço entre um seguro com cobertura completa ou cobertura básica pode ser de 50% a mais no valor final.

Simulação de preços: Cobertura completa x Cobertura básica

Comparação cobertura completa x cobertura basica
Preços calculados dia 02/10/2014, representam APENAS uma estimativa.

1.Cobertura completa

COBERTURA COMPLETA SEGURO AUTO

Seguro Auto_1

Ao realizar uma cotação de seguro auto no site do Compara, você pode conferir o preço de ambas coberturas clicando sobre a aba laranja de cada uma delas (como mostramos na imagem acima) e com isso conferir o preço de até 15 companhias do mercado.

Mas por que escolher a cobertura completa? A cobertura completa é a preferida dos brasileiros já que abrange a maioria dos serviços da seguradora.  Dessa forma, o motorista gasta um pouco a mais e em troca ganha tranquilidade para qualquer problema que tenha com o seu carro. Nesse caso, a cobertura completa  é a que contempla:

1.Colisão;
2.Incêndio;
3.Roubo/Furto;
4.Assistência 24 horas;
5.Guincho;
6.Danos materiais e/ou Danos corporais provocados a terceiros;
7.Acidentes pessoais de passageiros;
8.Despesas extraordinárias;
9.Garantias de indenização;
10.Cobertura Kit-Gás;
11.Danos morais.

Ademais, em alguns casos, a cobertura completa pode brindar também um carro reserva durante 10 dias em casos de colisão, incêndio, roubo e furto e até reparo de para-brisa.

Resumo da cobertura completa:

Vantagens -> quantidade de serviços oferecidos e a tranquilidade do motorista.
Desvantagens -> o seu preço é um pouco mais elevado.

Para qual motorista a cobertura completa é indicada?

Para aqueles motoristas que tenham carros novos ou 0 km e desejam rodar 100% protegido. Com a cobertura completa o motorista pode acionar o seguro auto sempre que considerar conveniente pagando apenas o valor da franquia definido na apólice.

2.Cobertura básica

COBERTURA BASICA SEGURO AUTO

COBERTURA BASICA SEGURO AUTO

A cobertura básica também pode ser encontrada no nosso site e é a opção perfeita para o motorista que deseja proteger o seu carro, mas sem gastar muito com isso. Com a cobertura básica, ou “Seguro Contra Roubo” como também é conhecido, o valor final da apólice pode ficar até 50% mais baixo se comparado a uma cobertura completa. Isso ocorre porque a oferta de serviços dessa cobertura é reduzida e porque como não cobre danos contra acidentes, não é necessário realizar análise de perfil do motorista. Ou seja, qualquer pessoa da família pode utilizar o veículo pagando o mesmo preço no seguro. A cobertura básica contempla:

1.Roubo e furto;
2.Assistência 24 horas;
3.Guincho.

Resumo da cobertura básica:

Vantagens -> o seu preço é mais baixo e não é realizado análise de perfil.
Desvantagens -> quantidade reduzida de serviços e benefícios.

Para qual motorista a cobertura básica é indicada?

A cobertura básica é recomendada para carros usados e antigos no qual o mais importante é proteger o veículo contra roubo e não tanto contra acidentes pequenos. Nessa cobertura, o carro pode ser usado por diferentes pessoas já que o preço final da apólice será sempre o mesmo (não existe cobertura contra acidentes e por isso não é necessário análise de perfil de risco dos condutores).

Importância do seguro auto

Agora que você já conhece as principais diferenças entre cobertura completa x cobertura básica, aproveite para fazer uma cotação do seguro do seu carro e veja quanto custaria cada uma delas. Lembre-se que no Brasil um carro é roubado a cada 10 minutos e que contar com um seguro auto não é luxo e sim necessidade para proteger o seu patrimônio.

Com Compara você conhece em menos de 3 minutos o preço de até 15 seguradoras de carro (94% do mercado brasileiro). Tudo isso sem sair de casa: rápido e fácil! 😀