< Volver a Carros

Como tirar a CNH especial para deficientes físicos

Escrito por Pedro Da Silva

Com carros adaptados, pessoas com limitações físicas podem dirigir normalmente. Para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) especial, ou alterar a sua CNH porque se tornou portador de uma necessidade especial ao longo da vida, será preciso seguir algumas regras estipuladas pelo Detran.

Também existem empresas de seguro de carro com ofertas específicas para deficientes físicos, que garantem carros reserva adaptados e prioridade no atendimento, entre outros benefícios.

Para tirar sua CNH especial, você precisa, além dos documentos previstos pelo Detran, passar por um exame médico onde uma junta médica irá avaliar sua limitação física e capacidade de guiar o veículo, e também poderá ter o carro inspecionado por um especialista, que determinará se as adaptações estão de acordo com a lei de trânsito brasileira.

Confira o passo a passo para solicitar a CNH especial:

1. Contatar o Detran para saber quais os documentos que precisa levar. Geralmente incluem o original e a cópia do RG e CPF, comprovante de residência e foto. É preciso também ser maior de 18 anos e alfabetizado.

2. Realizar o teste médico e psicotécnico especial para deficientes em uma clínica especializada do Detran.

3. Matricular-se em uma auto-escola credenciada que tenha carros adaptados para necessidades especiais e instrutores treinados para instruir esse público.

4. Realizar o exame teórico do Detran e o exame prático. No caso de um motorista que já tenha CNH e esteja adaptando-a para uma necessidade especial adquirida ao longo da vida, o carro passará por uma inspeção antes do exame prático, para avaliar se as adaptações necessárias foram feitas. Entre as adaptações mais comuns estão o câmbio automático e a direção hidráulica com ganchos e alças especiais.

A CNH especial vem com uma observação na parte de trás do documento. Os motoristas também contam com isenção de impostos na compra de um novo carro, desde que façam o exame médico e se dirijam à Delegacia da Receita Federal para solicitar o benefício. Com o desconto, é possível investir nas adaptações do carro e em um bom seguro do auto

No post carros para deficientes: como funciona e como adquirir um, abaixo, a gente explica que um carro adaptado pode custar até 30% mais barato, desde que você faça os requerimentos necessários. Confira o passo a passo abaixo:

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/2017/05/carros-para-deficientes-como-funciona-e-como-adquirir-um/

Com Compara você confere todas as opções de seguro auto e encontra o que melhor se encaixa ao seu bolso e espectativas.