< Volver a Consórcio

Como Comprar uma Casa com Economia

Escrito por Pedro Da Silva

Existem pelo menos 3 formas de comprar uma casa e claro, uma delas vai apresentar características mais econômicas que outras. Hoje vamos ver as vantagens e desvantagens de comprar uma casa com cada uma dessas opções.

>>> Você também pode se interessar por:

Comprar ou Alugar um Imóvel?

Como usar o Saldo do FGTS na compra da casa

Tipos de Empréstimos e como Solicitar

Simulador de Consórcios

Como não “passar aperto” morando sozinho

Como funciona o consórcio de imóveis

Melhor Consórcio Imobiliário

A forma mais conhecida de comprar uma casa é através de um financiamento, ou seja, você não tem o valor necessário para comprar a casa, pede um empréstimo com juros no banco mas consegue ter acesso ao imóvel assim que fizer a compra.

Uma outra forma de comprar uma casa e pagando menos é juntando dinheiro para comprar à vista. O inconveniente maior dessa opção é continuar pagando aluguel até ter o dinheiro necessário mas ao menos evita os juros do financiamento.

E a terceira forma mais usada para comprar uma casa é através de um consórcio de imóveis, que é um meio termo entre as opções anteriores. Quem participa de um consórcio de imóveis não tem a casa imediatamente porque precisa esperar ser contemplado através de um lance ou de um sorteio mas as parcelas são isentas de juros. Obviamente que se você atrasar o pagamento, o juros será cobrado mas fora isso o consórcio se torna uma opção muito mais em conta que o financiamento, que geralmente é até 3x mais caro.

Comprar uma casa através de um consórcio é uma ótima opção para quem não tem pressa, já que não se sabe quando se terá a sorte de ser contemplado. Pode levar meses ou anos para que isso aconteça. Para quem tem uma boa reserva em dinheiro, uma alternativa é tentar antecipar o aquisição do imóvel dando um lance. Você pode propor um lance logo depois de pagar a primeira parcela.

Ao comprar uma casa através de um consórcio, é importante saber que a parcela pode ser reajustada se o valor do imóvel também sofrer um reajuste.

É muito importante se planejar adequadamente ao participar de um consórcio para que o benefício de fazer uma compra planejada seja bem aproveitado pois se você adquirir um plano que não consiga pagar, pode até ser excluído do grupo e perder o valor já investido.

O mais interessante ao comprar uma casa é analisar as alternativas com calma, comparando com as mais variadas ofertas do mercado. Se quiser fazer isso de uma forma mais rápida e gratuita, use o site Compara.