< Volver a Finanças

Comprar ou alugar um imóvel?

Escrito por Pedro Da Silva

Quando perguntado sobre o que é melhor, comprar ou alugar um imóvel, a maioria não tem dúvidas quanto à resposta: comprar um imóvel é sempre mais vantajoso, pois se trata de um investimento, enquanto que o aluguel é uma despesa.

Depois de comprar seu próprio imóvel, você pode morar nele sem pagar mais por isso, ou até alugá-lo, ganhando uma renda extra que ajuda a pagar as despesas do mês, o cartão de crédito, e até o aluguel de um outro imóvel, mais barato.

Mas existem situações em que alugar pode ser mais vantajoso. Se você viaja muito ou está numa fase não muito estável na vida, alugar pode ser mais interessante. Um exemplo são jovens recém-formados e solteiros, que ainda não sabem ao certo como sua vida vai se definir (se continuarão morando no mesmo bairro, cidade, estado ou até país a curto e médio prazos), se vão se casar em breve, se precisarão mudar de moradia por um longo tempo, como por causa de uma pós-graduação ou oportunidade profissional, por exemplo.

Se você não tem certeza se vai permanecer morando no mesmo imóvel por um bom tempo, alugar é claramente a melhor opção. Mas esteja atento: especialistas afirmam que ninguém deve passar a vida inteira pagando aluguel. Investir em um imóvel em alguma fase da vida é essencial para garantir uma velhice tranquila.

Para se ter uma ideia mais concreta sobre as vantagens de alugar ou comprar uma casa ou apartamento, você pode empregar o cálculo “Price-to-Rent”, usado no mercado americano e calculado pelo site Moody’s Economy.

Basicamente, o cálculo usa o preço médio de compra de uma casa e divide pelo valor total das parcelas do aluguel por ano de um imóvel semelhante (R=P/R, sendo “P” o preço da casa, “R” o preço das parcelas do aluguel em um ano de uma casa semelhante, e “R” a “ratio”, ou proporção/taxa, em inglês).

Em geral, uma proporção (ratio) baixa indica que o preço das casas em uma determinada área estão baixos em relação ao aluguel (o que torna mais vantajosa a compra), enquanto que uma proporção acima de 20 indica que alugar é a opção mais vantajosa.

Interessado em outras maneiras de economizar e gerenciar suas finanças? O site Compara tem vários artigos para te ajudar a equilibrar o orçamento. 😀