< Volver a Finanças

Crédito rotativo: conheça as novas regras para uso

Foto criada por Feepik <a href="http://www.freepik.es/fotos-vectores-gratis/negocios">Negocios de fotografía creado por Nensuria – Freepik.com</a>

Escrito por Larissa Ferreira

Esse mês começa a valer as novas regras para quem faz uso do crédito rotativo do cartão ou seja, quem não consegue quitar o valor total da fatura e acaba pagando o valor mínimo até conseguir liquidar o valor total da dívida.

O que é o crédito rotativo?

O crédito rotativo funciona como um empréstimo de emergência, parecido com o cheque especial. Porém os juros praticados por essa modalidade de crédito são os mais altos do mercado e podem chegar a 484,6% ao ano, segundo Banco central, e 15,85% ao mês.

Com juros tão altos o crédito rotativo acaba funcionando como uma “bola de neve”, quanto mais você paga mais fica devendo. Por exemplo, quem deve R$ 2000 vai pagar no primeiro mês R$ 317 só de juros. O valor aumenta mês a mês.

Leia mais no post: O que é o crédito rotativo?

Como vai funcionar as novas regras do crédito rotativo

De acordo com as novas regras o crédito rotativo terá limite de apenas 30 dias. Após esse período o cliente poderá pagar o saldo devedor integralmente ou pegar um empréstimo no banco com juros menores para parcelar a dívida. Cada banco pode oferecer diferentes formas de parcelamentos, que podem durar até 24 meses. O que muda nesse caso são os juros, que são menores quando comparados com o crédito rotativo, em torno de 9%.

O governo pretende com isso iniciativa diminuir a inadimplência.

Já fiz uso de um crédito rotativo antes da nova lei, o que faço?

Entre em contato com seu banco e tente renegociar a dívida.  A Caixa Econômica Federal já anunciou que vai oferecer propostas de parcelamento do saldo devedor para clientes que fizeram uso do  crédito rotativo. Pergunte ao seu banco se eles podem te oferecer alguma linha de crédito com menor taxa de juros para pagar sua fatura.