< Volver a Finanças

5 dicas pra economizar em promoções e não cair em pegadinha

Escrito por Larissa Ferreira

Separamos algumas dicas sobre como economizar nas compras e também de como poupar dinheiro sem cair em armadilhas. Confira!

Muitas vezes, nos deparamos com algumas promoções na Internet e acreditamos que, com elas, podemos poupar dinheiro, mas acabamos caindo em uma furada e achamos o mesmo produto em outro site com o preço menor do que aquele que vimos. Para que isso não aconteça com você leia as 5 dicas abaixo.

1. Duvide de oscilações grandes de preço

A primeira dica de como economizar sem ser enganada é ficar de olha nas variações de preços nos sites. Algumas vezes, ficamos sabendo de algum amigo que comprou um produto por um preço baixo e, quando vemos no site, ele está o dobro do valor, não é mesmo? Isso acontece principalmente quando épocas de grandes promoções se aproximam, como a Black Friday, para que eles possam aplicar um desconto que não existe.

Essa prática é muito comum e já induziu várias pessoas ao erro sem elas nem perceberem. Por isso, ao observar grandes oscilações de preço, é bom consultar em outros e-commerces para se assegurar de que ali existe realmente um desconto e realizar uma compra segura.

2. Acesse sites comparadores de preços

Os sites comparadores de preços podem ser um ótima mão na roda para ajudar você a economizar analisando ofertas de empresas concorrentes. Vale analisar reviews de outros usuários sobre o produto e também formas de pagamento.

Em vez de comprar no primeiro e-commerce que aparecer na busca, faça uma pesquisa minuciosa, procurando sempre pelo menor preço em lojas confiáveis. Também é importante pesquisar o valor do frete, já que, muitas vezes, um produto está em promoção, mas o frete da loja acaba sendo abusivo e a compra não vale tanto a pena.

3. Como economizar usando cupons de desconto

Uma das melhores dicas de como economizar é ficar sempre de olho nos cupons de desconto disponibilizados pelas lojas. Eles podem ser válidos para alguns produtos, reduzindo o frete, dando descontos no valor final da compra, oferecendo condições especiais na primeira aquisição, entre outros benefícios.

Existem alguns sites que disponibilizam cupons de descontos de várias lojas para você aproveitar. Neles, você encontra vários tipos de promoções, as validades, os códigos e todas as informações necessárias para utilizá-lo.

4. Fique de olho nas formas de pagamento

Se você está buscando formas de como economizar no dia a dia fique atento se há descontos no pagamento à vista ou em boleto. Muitas vezes, os sites disponibilizam preços especiais para pagamentos no boleto e acabamos não atentando a esse detalhe. Quando finalizamos a compra com o cartão de crédito, o valor acaba sendo maior e gera grande prejuízo para quem está desatento.

Preste bastante atenção às formas de pagamento indicadas, principalmente quando usar o cartão de crédito para parcelar a compra. Algumas lojas embutem juros nas parcelas e não percebemos que estamos pagando um valor acima do que aquele que desejamos.

5. Como economizar com programas de fidelidade

Outra forma de garantir sempre o melhor preço nos produtos é participando de programas de fidelidade das lojas virtuais. Eles podem incluir descontos especiais, brindes exclusivos, pontos para trocar por produtos ou serviços e muitos outros benefícios.

Fique sempre atento a essas dicas de como economizar em compras na Internet e evite cair em armadilhas que muitos sites acabam nos colocando. Pesquise sempre que o desconto parecer muito suspeito e aproveite todos os benefícios que os sites apresentam.

Agora que você já sabe como poupar dinheiro com nossas dicas para economizar, leia nossa matéria sobre roubo de milhagens e não caia nesse golpe!