< Volver a Finanças

5 dicas para economizar na hora de fazer compras

Escrito por Pedro Da Silva

Economizar. Certamente este é um dos verbos mais conjugados por nós brasileiros nos últimos meses. Em meio a períodos de crise como o que estamos vivendo é preciso encontrar alternativas e formas criativas de fazer o dinheiro render. Confira algumas dicas para economizar e assim driblar a alta dos preços.

1. Planeje as suas compras com antecedência

Essa dica vale para todo o tipo de compra, desde um carro até o supermercado da semana. Para as compras de alimentação faça listas, monitore os preços e, se for possível, vá a mais de um supermercado em busca dos melhores preços e ofertas.

Datas como aniversários e natal também devem ser planejadas. Separe todo mês um valor, o que couber no seu orçamento, para estes presentes. Você verá que ir poupando evita que contraia dívidas desnecessárias como o cheque especial e/ou o rotativo do cartão de crédito. Aproveite que estamos a menos de 3 meses do Natal e comece desde já a separar uma reserva para a data, assim o dinheiro do 13° salário pode ser convertido para as contas do início do ano como IPTU e IPVA.

2. Compre em atacado

Este tipo de compra já foi bastante usado pelas famílias, caiu em desuso e hoje aparece como uma boa oportunidade de economia. Reúna os membros da família, os amigos ou até o pessoal do trabalho e troquem as compras em varejo pelas em atacado.

Você já conhece os atacarejos? Atacarejos são estabelecimentos que reúnem os 2 tipos de venda: atacado e varejo, te deixando livre para escolher quais produtos quer levar em cada modalidade. Eles são uma excelente oportunidade de economizar, pois você pode comprar em maior quantidade produtos não perecíveis como o arroz, o macarrão e o açúcar e ganhar um desconto enorme por isto; e em contra partida você leva no varejo os produtos que tem curta validade e que poderiam estragar se levados em grande escala como pães, queijos e ovos, por exemplo. As compras neste formato podem render uma economia de até 30% ao mês, valor bastante significativo ao orçamento.

3. Busque por promoções

Parece bastante óbvio porem dá trabalho e nem sempre temos tempo e disponibilidade para procurar por promoções. Fazer comparação de preços e buscar por ofertas não significa mais ter que ficar rodando horas em shoppings ou ruas pechinchando. Há uma série de sites que fazem comparações online dos mais variados artigos de produtos para você. Alguns exemplos são o BuscapéBondfaroZoom e JáCotei. Há também os sites de comparação com foco definido em alguns tipos de produtos como a Compara que te oferece o melhor comparativo para seguros de carro, cartões de crédito e seguros de viagem.

4. Usufrua dos benefícios dos programas de fidelidade

Os programas de fidelidade existem para que você seja fiel a uma determinada marca e/ou produto e esta é uma prática legal para se beneficiar. Vários segmentos já aderiram aos programas como supermercados, postos de gasolina, lojas de roupas, presentes, salões de beleza e etc. Fique atento aos descontos e benefícios que as empresas te dão por se cadastrar. Por exemplo, se 2 supermercados praticarem a mesma faixa de preço e um te oferecer pontos ao comprar produtos, prefira sempre este pois os pontos acumulados podem significar descontos em compras futuras. Porém fique atento para não ser iludido com a possibilidade de ganho de pontos sob um custo altíssimo de produtos, porque aí não valerá a pena.

Os cartões de crédito também são uma ótima maneira de acumular pontos que podem ser transformados em produtos e/ou viagens. Confira aqui os cartões de crédito que mais pontuam e algumas dicas de como gastar seus pontos.

5. Use cupons de desconto

Esta ainda não é uma prática muito difundida como nos Estados Unidos em que é possível fazer quase que uma compra inteira de supermercado somente com os bônus dos cupons. Por aqui esta modalidade ainda é tímida, mas pode significar bons descontos se soubermos onde buscar e como usar.

Já existem sites especializados em oferecer cupons de descontos aos clientes como o Cuponation e o Cuponomia e que são super simples de usar, basta colocar o código do cupom no campo correspondente no ato da compra. Além dos sites especializados, as próprias lojas dão aos clientes cupons de descontos para a compra de seus produtos. Não caia na tentação de comprar algo que você não precisa somente para não perder a promoção, pelo contrário: tenha-os guardados para a compra de presentes e/ou artigos que realmente você compraria mesmo se não tivesse o desconto.

Gostou das nossas dicas? Então nos conte sobre o que mais você gostaria de saber e compartilhe com os seus amigos!

*Por Bruna Miranda