< Volver a Finanças

Roubo de Milhas: Dicas para não cair nesse golpe

Escrito por Pedro Da Silva

Vocês viram isso? A polícia descobriu uma quadrilha que roubava milhas de cartões de crédito. Os cartões de crédito oferecem programas para você acumular pontos ou milhas que podem se transformar em novos benefícios, como o fato de conseguir trocar os pontos ou milhas por viagens. Os golpistas tinham acesso ao cadastro de clientes de empresas áreas e com isso eles se passavam pelos donos das contas e assim conseguiam resgatar os pontos viajando no lugar dos verdadeiros donos e até conseguindo empréstimos em bancos, é mole?!

O chefe da quadrilha foi preso em setembro de 2015 em Sergipe e até agora a polícia já identificou 5 suspeitos. Eles também vendiam passagens aéreas a um preço bem mais em conta que o das companhias mas o pior é que muitos dos que viajaram já sabiam que se tratava de um golpe e mesmo assim aceitaram, o que configura estelionato e organização criminosa já que viajaram com documentos falsos.

A polícia calcula que os golpes cheguem a R$ 2,5 milhões, entre empréstimos e desvio de milhas, e já sabe que a quadrilha usou parte do dinheiro para comprar carros, alugar casas e fazer festas. Embora essa quadrilha tenha sido descoberta, essa é uma prática antiga. Para não ser a próxima vítima vamos deixar algumas dicas aqui pra você:

1. Verifique seu saldo periodicamente: As companhias aéreas costumam enviar um relatório mensal de como anda o seu saldo de milhas e você também pode acessar o site delas com o seu login para acompanhar as movimentações.

2. Não clique em emails duvidosos: e diria mais, desconfie de promoções maravilhosas. Se você recebeu algum email, ligue para a companhia aérea que você tem um programa de fidelidade e confirme a informação mas não clique nos links deste email. Muitas quadrilhas se aproveitam desses cliques para ter acesso ao seu computador e informações pessoais.

4. Desconfie das ofertas de milhagem: Tem muito site mal intencionado na internet. Cuidado com aqueles que promovem trocas virtuais de pontos e milhas. Tudo o que se refere aos seus pontos deve ser efeito diretamente com a companhia aérea ou com o seu banco.

5. Instale um bom antivírus: É uma dica básica mas funciona.

6. Não faça compras de qualquer computador: nem mesmo o do seu amigo. Você nunca sabe se esse computador tem algum vírus que pode guardar seus dados. E lembre-se que todo site que oferece a possibilidade de uma compra virtual deve ter no navegador o desenho de um cadeado, que é o que garante que seus dados estão protegidos.

7. Denuncie: Se mesmo assim você for lesado por alguma dessas práticas, denuncie imediatamente ao Procon mais próximo de você para que eles te instruam a como proceder.

Com essas dicas e atenção redobrada, você estará mais seguro.