< Volver a Finanças

Como desbloquear o cartão para ser usado no exterior

Escrito por Pedro Da Silva

Uma das grandes dúvidas na hora de viajar para o exterior é que tipo de dinheiro levar. Já contamos aqui como você pode perder menos dinheiro nas casas de cambio e também já explicamos as vantagens e desvantagens de usar cartão de crédito fora do Brasil.

Ainda assim, por uma questão de segurança e de melhor planejamento, muita gente opta por usar um cartão de crédito em viagens internacionais só que é bem frequente escutar que alguém viajou e chegando lá fora o cartão não funcionou. Para que você não tenha esse problema aqui vão algumas dicas simples:

1. Solicite o desbloqueio com antecedência

Antes de viajar, faça o desbloqueio do seu cartão internacional. Ele pode ser feito pelo site do seu banco, no link referente ao cartão de crédito. Lá você informa em qual país ele será usado e é comum que alguns bancos peçam que seja informado o período em que o cartão deve ter permissão para ser usado em outro país, ou seja, o período da sua viagem. É possível escolher mais de um país, inclusive. Esse desbloqueio também pode ser feito na agência com o seu gerente.

2. Tenha um comprovante de desbloqueio

Certifique-se de que o cartão realmente foi desbloqueado através de um comprovante desta operação para que em qualquer falha você tenha um respaldo para cobrar uma providência do seu banco.

3. Teste o cartão antes de fazer compras grandes

É comum que alguns cartões não passem na primeira compra realizada em outro país então para evitar constrangimentos ou perda de tempo, faça uma compra de valor simbólico só para testar.

4. Leve outra forma de pagamento

Em viagens internacionais nunca é seguro ter apenas uma forma de pagamento. Tenha sempre outro cartão e até dinheiro para qualquer eventualidade.

Para ter uma viagem ainda mais tranquila, não esqueça de contratar um seguro viagem que inclusive pode te ajudar com complicações como esta.