< Volver a Viagem

Dólar Alto – Dicas para não perder dinheiro em viagem

Escrito por Pedro Da Silva

Nunca sofremos com um dólar alto como o de agora, que passou da casa dos R$4,00. Isso realmente assusta a todos e especialmente quem está com viagem marcada para fora do país ou sonhando com as próximas férias. Por mais caro que esteja o câmbio de moeda estrangeira é possível economizar sabendo fazer boas escolhas e reduzir as perdas. Confira algumas dicas para fazer o melhor cambio em viagem internacional.

Faça o mínimo de trocas possível

A cada vez que troca uma moeda por outra você perde ali uma porcentagem do dinheiro. Isto porque o câmbio de moeda é uma compra de mercadoria como outra qualquer e este é um conceito importante de se ter claro. Ao ir para outro país não estamos levando o nosso dinheiro e poder aquisitivo dele aqui no Brasil, mas com o nosso real compramos a moeda que precisamos para viver lá. E exatamente por ser uma compra quem vende sempre terá lucro com a transação.

Com isso fica fácil entender que se o seu destino for Londres não vale a pena comprar Euro para com eles comprar Libras Esterlinas, por exemplo, já que ao final de 2 transações você terá gasto 2 vezes o custo da compra do produto moeda. Mesmo o Euro sendo uma moeda forte e com valor não flutuante de que adianta tê-la quando na verdade você precisa de Libra? Neste caso é mais vantajoso comprar a moeda inglesa direto na casa de câmbio.

Não compre moedas fracas no Brasil

Moedas fracas são aquelas com valor flutuante e que refletem uma economia não tão equilibrada. Alguns exemplos são os pesos, soles, liras, rands, florins e quetais. Estas são moedas com menor procura e por isto a compra das mesmas fora do país de origem geralmente custa mais caro.

Ao viajar para países como Chile, Argentina, Peru, dentre outros, deixe para fazer o câmbio de moeda lá. Comprar essas moedas no Brasil é pedir para perder dinheiro, especialmente no contexto do dólar alto. Mesmo se você for uma pessoa que gosta de se prevenir, pode ir tranquilo que chegando lá terá uma casa de câmbio no aeroporto para você trocar o mínimo necessário para pegar um taxi e comer no primeiro dia.

seguro viagem

Para onde levar real?

Já recomendamos a você fazer o mínimo de câmbios de moedas e a não trocar moedas fracas no Brasil e tenho certeza de que você está se perguntando se deve então levar sempre real para as viagens e a resposta para esta pergunta é que depende.

Para os países que tem moeda forte como o dólar e o euro a melhor opção é já sair do Brasil com elas, isto porque o nosso real lá é mais desvalorizado que a moeda local, logo eles cobrarão um valor mais alto pelo cambio pelo fato de que a nossa moeda não é uma compra interessante para eles.

Há os casos de cidades em que a nossa moeda tem demanda e por isto é vantajoso levar real e trocar lá em uma casa de câmbio pelo dinheiro local. Elas são:

– Chile: Santiago, Valparaíso e Viña del Mar;

– Argentina: Buenos Aires, Bariloche e Mendonza;

– Uruguai: Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento.

Nas outras cidades destes países e para os outros destinos com moeda fraca a melhor opção é levar dólar. E sim, mesmo com o dólar alto neste caso vale quebrar a regra de fazer o mínimo de câmbios de moeda já que a conversão é muito desvantajosa se feita pelo real. Nestes locais o dólar também é bem cotado portanto mesmo que aqui ele te custe caro sairá mais barato comprá-lo e trocar lá pela moeda local a optar por fazer o cambio com o real.

Com dólar alto, as outras moedas também aumentam

Perceba que quando o real tem uma grande desvalorização sozinho perante o dólar ele também terá uma desvalorização sobre as outras moedas. Isso acontece porque o dólar é o parâmetro pelo qual o real é cotado diante todas as moedas, se está baixo em relação ao dólar sucessivamente estará baixo nos outros países.

Por isso é ilusão achar que com o dólar alto basta escolher um destino que não use a moeda como Europa ou os países da América do Sul para ter uma viagem barata pois isso não acontecerá. Em momentos como o atual é preciso pesquisar bastante os destinos e também as casas de cambio antes de trocar o nosso suado real. E para evitar ter gastos desnecessários fora de casa não se esqueça de fazer o seguro de viagem antes de embarcar!

Gostou das nossas dicas sobre o câmbio em viagem internacional em período de dólar alto? Conte-nos sobre o que mais gostaria de ler.