< Volver a Finanças

Glossário: Entenda cada tipo de Cartão

Escrito por Pedro Da Silva

O “dinheiro de plástico” já faz parte das nossas vidas de tal forma que atualmente seria difícil pensar em fazer compras sem ele. Os cartões trazem uma série de facilidades para o nosso dia-a-dia e inclusive segurança. Mas será que você conhece todas as modalidades de cartões? Trouxemos as definições de cada um para eliminar todas as suas dúvidas.

O que é cartão de crédito

Cartão é uma forma de pagamento eletrônico onde as compras são pagas a prazo. O titular recebe mensalmente uma fatura para pagar e pode escolher entre pagar o valor integral, uma quantia intermediária ou o mínimo cobrado, sendo as 2 últimas mediante a cobrança de juros. Os cartões de crédito permitem também realizar compras em uma ou várias parcelas. Para entender o que vem discriminado na sua fatura, clique aqui.

Como características físicas todos apresentam um número, data de validade, nome do portador, código de segurança, tarja magnética e campo para assinatura, sendo os 3 últimos no verso. Com o caminhar da tecnologia a maioria dos cartões de crédito hoje já apresenta um chip que substitui a assinatura na compra por uma senha pessoal, fazendo com que a transação seja cada vez mais segura. São várias as bandeiras sendo algumas das mais conhecidas a VisaMasterCardAmerican Express, dentre outras.

O que é cartão de débito

Também é uma forma de pagamento eletrônico no qual o valor de cada compra é descontado automaticamente de uma conta corrente ou poupança, ou seja, o pagamento é sempre à vista. Sua apresentação é similar a um cartão de crédito e sua autorização é por meio de senha. As bandeiras para os cartões de débito podem ser Visa, MasterCard e Visa Electron e isto vai variar de acordo com o seu banco.

cartao de credito

O que é cartão múltiplo

É aquele que funciona tanto para crédito quanto para débito. São oferecidos pelos bancos aos seus clientes correntistas por serem ainda mais práticos, já que você consegue reunir os 2 tipos de transações em um único cartão.

O que é cartão Internacional

Ele é um cartão de crédito com todas as características citadas acima e, como o próprio nome diz, é o cartão que te permite fazer compras em estabelecimentos fora do Brasil. É essencial para viagens ao exterior e também para compras em sites internacionais, como te ensinamos neste post aqui.

cartao pre pago

O que é cartão pré-pago

Funciona de forma parecida a um cartão de débito pois o pagamento é sempre à vista, porém neste caso as compras feitas vão sendo abatidas de um valor previamente creditado e você não precisa ter nenhum vínculo com banco para ter esse cartão. Ele é comumente usado para viagens internacionais, onde você carrega um valor x na moeda do seu interesse e vai gastando. A grande vantagem do cartão pré-pago internacional é que você já viaja sabendo quanto foi o valor pago em real e não fica dependente de quanto será a cotação do dólar no dia do fechamento do cartão de crédito, como explicamos neste post. Outra maneira em que você pode usar um cartão pré-pago é para administrar mesadas e o orçamento dos filhos e dependentes, por exemplo.

O que é cartão corporativo

É um cartão de crédito como os outros, porém é administrado pelas empresas e tem como objetivo específico gastos relativos ao universo da mesma. Ele é geralmente concedido aos funcionários que representam legalmente as empresas ou àqueles que exercem atividades fora da sede.

cartao de lojas

O que é cartão de loja

São aqueles cartões oferecidos pelas marcas aos clientes com o objetivo de fidelizá-los, além de oferecer benefícios – como maior prazo de parcelamento ou descontos especiais – nas lojas da marca fornecedora. A C&ARennerCarrefourMarisaRiachuelo e Submarino são exemplos de lojas que oferecem estes tipos de cartões. Eles podem funcionar de duas maneiras:

1. Exclusivo para compras nas lojas da marca;

2. Como um cartão de crédito normal e geralmente associados a uma instituição bancária em que você pode fazer compras tanto nas lojas da marca como em quaisquer outros estabelecimentos.

Eles são oferecidos por consultores enquanto você está passeando pelas lojas ou quando está finalizando a compra e normalmente apresentam como incentivo 10% de desconto na primeira vez em que usar. Se você for um grande consumidor da marca eles podem ser vantajosos no acúmulo de facilidades e descontos mas não deixe de pesquisar todos os juros e custos envolvidos. Porém se for de uma marca em que você raramente faz compras é melhor ficar somente com o seu cartão de crédito  “padrão” evitando o pagamento de uma anuidade desnecessária.

Nunca deixe de comparar os benefícios, juros e tarifas de cada cartão para escolher a opção mais vantajosa.