< Volver a Finanças

PicPay é seguro? Tire suas dúvidas e veja como o aplicativo funciona

PicPay é seguro? Preparamos esse material para esclarecer todas as suas incertezas sobre o app. Tire suas dúvidas e veja como ele funciona.

Créditos: Rogério Cassimiro

Escrito por Elisa Batista

Seguindo a tendência dos meios de pagamentos digitais, como o Pagseguro e o Mercado Pago, o PicPay é uma alternativa para quem precisa realizar ou receber pagamentos online de forma prática. Se você chegou até esse artigo é porque já deve ter ouvido falar do aplicativo PicPay. Nós preparamos esse material para esclarecer, de uma vez por todas, as incertezas que você tem. O que é PicPay? Para que serve? PicPay é seguro? Tire suas suas dúvidas e veja como o aplicativo funciona:

O que é PicPay?

Mas afinal, o que é PicPay?  Que tal falarmos um pouco sobre a empresa, antes de analisar se ela é considerada confiável? O PicPay é um aplicativo de pagamentos. Através dele, você consegue pagar boletos, transferir dinheiro para os amigos, pagar uma conta, pagar o pão que comprou na padaria e você também pode receber dinheiro usando ele. 

Com o App é possível fazer compras online ou transferências através do celular, ele funciona como se fosse uma carteira digital. Você pode cadastrar os seus cartões de crédito, ou adicionar dinheiro da sua conta corrente para fazer esses pagamentos, sem precisar usar cartões físicos, nem o dinheiro propriamente dito. Você paga tudo online, usando QR Code. 

Além dos serviços de transferências e pagamentos citados acima, o aplicativo também fornece outras possibilidades. Confira algumas das suas funções abaixo:

  • Parcelamento de contas e boletos em até 12x no cartão de crédito;
  • Cashback;
  • Recarga de celular, cartão transporte/bilhete único, recarga de crédito em jogos e músicas através da PicPay Store;
  • Recarrega Uber pré-pago e Uber Eats pré-pago;
  • Você também pode guardar dinheiro no aplicativo. Seu dinheiro vai render 100% do CDI automaticamente, só por estar na conta PicPay. 

PicPay para empresas 

Além da opção de conta para pessoas físicas, o PicPay possui algumas opções também para empresas. São as contas  PicPay Pro, PicPay Empresas, PicPay E-commerce e o PicPay Assinaturas. É possível aceitar vendas no cartão de crédito, sem o uso de maquininhas e sem pagar mensalidade, apenas com o celular. Com taxa fixa a partir de 1,99%. 

PicPay é seguro? Tire suas dúvidas e veja como o aplicativo funciona
Créditos: Rogério Cassimiro

PicPay é seguro?

Mas e aí, o PicPay é seguro?  PicPay é uma empresa brasileira, criada em 2012, no Espírito Santo. Hoje ela tem escritório em Vitória e em São Paulo. Em sua comunicação, a empresa se coloca como o maior aplicativo de pagamentos do Brasil e de fato ela possui mais de 13,4 milhões de pessoas cadastradas, sendo assim a maior quantidade de usuários em um app de pagamentos do país. 

Segundo a empresa, os usuários do aplicativo movimentam cerca de R$ 1 bilhão em transações por mês. E eles contam com uma rede de mais de 1,5 milhão de estabelecimentos credenciados, por todo Brasil. Os números da PicPay são muito robustos, o que acaba gerando certa estabilidade no serviço. Além disso, em 2015, parte da empresa foi comprada pelo Banco Original, em termos de confiabilidade, é muito bom ter um banco forte por trás das operações. 

Em relação à segurança da tecnologia, todas as informações recebidas pelo aplicativo são criptografadas. Para realizar transações e pagamentos é preciso utilizar uma senha ou a sua digital. A empresa também segue todas as normas de segurança de dados exigidas pelo PCI (PCI é um conjunto de regras e normas que visa garantir a segurança do usuário nas transações eletrônicas que envolvem dinheiro ou cartão de crédito). 

PicPay Reclame Aqui

Outra forma de ter uma noção da confiabilidade da empresa, é como ela lida com os problemas e reclamações. A PicPay está no Reclame Aqui com uma nota considerada boa. No período de 12 meses, a empresa teve 12 mil reclamações, onde quase 100% delas foram respondidas e o índice de resolução foi de quase 80%. Veja abaixo: 

picpay reclame aqui
PicPay Reclame Aqui

Como funciona o pagamento via PicPay?

Com a proposta de facilitar a rotina de pagamentos das pessoas, o PicPay tem um desempenho muito bom. Pagar com o aplicativo realmente é bem fácil. Veja como funciona em diferentes situações: 

  • Pagando empresas:

 Você consegue pagar contas nas empresas cadastrados e em todos os estabelecimentos que aceitam as maquininhas Cielo. Depois de ter baixado o App e ele estiver pronto para o uso, escaneie o QR Code da maquininha com o aplicativo, a sua conta já estará paga e a confirmação aparecerá na tela. Fácil né? Tem locais que têm uma plaquinha com o código impresso também, aí é só escanear.

Outra forma de pagar, é procurando o estabelecimento pelo aplicativo. Na aba “Locais”, que fica na parte superior do App, você poderá escrever o nome da empresa que você pretende fazer o pagamento. Para isso, a localização do celular precisa estar ativa. 

  • Pagando pessoas físicas:

Você poderá pagar uma pessoa física de 03 maneiras diferentes: a primeira pode ser procurando pelo nome da pessoa no aplicativo. Para isso, vá para ‘Pagar’, depois na parte superior escreva o nome da pessoa junto com o @, exemplo: @maria. Em seguida coloque o valor que você pretende enviar e pague.

A segunda forma é através de um link. A pessoa, para quem você vai fazer o pagamento, gera um link, você acessa ele através do PicPay, informa o valor e faz o pagamento.

E a terceira forma de pagar uma pessoa é escaneando um QR Code. O PicPay gera um código exclusivo para cada pessoa distinta. Acesse o app, vá para o ícone do canto superior esquerdo, faça a leitura do código e pronto! Pagamento realizado.

Para receber é da mesma forma. O seu código também estará no ícone do canto superior esquerdo e é por lá também que você vai gerar o link de compartilhamento. 

É possível também resgatar um valor do PicPay para sua conta é corrente. Para resgatar, você poderá fazer uma transferência gratuita para a sua conta. O dinheiro demora até 2 dias úteis para cair.  Em transferências para o Banco Original, esse prazo é de até 1 hora útil. 

  • Pagando Boletos: 

Você pode pagar um boleto pelo app de duas formas: com o dinheiro existente na sua carteira digital, ou através do cartão de crédito PicPay que está cadastrado.

Pagando o boleto com o cartão, você tem a opção de parcelar o valor em até 12 vezes. Para pagar, vá até o botão “Pagar” > Store > Pagar Conta. Tudo muito simples. 

PicPay taxas

O PicPay é gratuito para conta pessoal. Você não paga para baixar o aplicativo e também não paga nenhuma mensalidade ou manutenção. Porém, a ferramenta cobra algumas taxas para as transações realizadas com o cartão de crédito, bem como para pagamentos parcelados, que podem ter uma cobrança adicional, de acordo com a quantidade de parcelas. Veja abaixo: 

picpay pagamento

Para contas empresariais, existe uma cobrança de taxa fixa: 

  • Taxas para profissional liberal, sem ponto comercial fixo: 1,99%, descontada automaticamente. O dinheiro fica disponível na sua carteira imediatamente.
  • Taxas para empresa ou loja, com ponto comercial fixo: 1,99%. Podendo ser menor, de acordo com a quantidade de dias que você optar por receber o dinheiro.
  • Empresa ou loja na internet:  de 3,89% a 5,89%. Podendo ser menor, de acordo com a quantidade de dias que você optar por receber o dinheiro.

O que é Cashback PicPay?

A empresa também oferece um sistema de Cashback para os seus usuários. O cashback do PicPay é um bônus oferecido especialmente em algumas promoções no aplicativo.

 Ao participar das campanhas promocionais da empresa, realizando pagamentos com o app, você poderá ganhar uma parte do dinheiro de volta. O PicPay faz bastante campanhas de cashback. O valor, segundo a empresa, é disponibilizado na sua carteira, onde você poderá usar no aplicativo para fazer pagamentos, mas não poderá sacá-lo. 

Para saber mais sobre cashback, leia também: O que é cashback: entenda como funciona esse benefício.

Como se cadastrar no PicPay

Para começar a usar a ferramenta, você vai precisar baixar o App no celular. O aplicativo PicPay está disponível para os sistemas IOS e para Android. Depois é só fazer um cadastro, preencher o seus dados e cadastrar os cartões de crédito. O processo de cadastro é muito simples e você poderá fazer tudo em poucos passos.