< Volver a Finanças

App Caixa Tem: veja como fazer compras e pagar contas

Veja como funciona o aplicativo, como usar a ferramenta para realizar compras em mercados e como pagar contas.

foto: divulgação Caixa

Escrito por Elisa Batista

Se você solicitou o Auxílio Emergencial do Governo Federal, já deve ter ouvido falar do app Caixa Tem. O aplicativo reúne várias funcionalidades e promete facilitar a vida das pessoas que solicitaram o auxílio do Governo. Uma das ferramentas oferecidas pelo app é a possibilidade do seu uso para compras em estabelecimentos, como por exemplo supermercados. 

Preparamos um guia bem completo para você sobre as possibilidades que o aplicativo oferece. Veja abaixo como funciona o app Caixa Tem, como usar a ferramenta para realizar compras e pagar algumas contas. 

O que é app Caixa Tem?

O app Caixa Tem é um aplicativo criado pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso dos brasileiros aos pagamentos de programas sociais e às transações bancárias relacionadas a eles. Entre os programas que o aplicativo possibilita o acesso, estão o FGTS, o Abono Salarial do PIS, o Seguro-Desemprego e o mais recente Auxílio Emergencial. 

Com o app, é possível acessar informações, consultar o saldo, o extrato das suas contas, a data que cairá o pagamento, fazer compras online no débito, além de fazer também pagamentos e transferências. Mais recentemente, o cartão virtual gerado pelo app Caixa Tem também está sendo aceito para pagamento em compras de supermercados. 

Para evitar ‘congestionamento’ no aplicativo, atualmente ele está ativo exclusivamente para os beneficiários do Auxílio Emergencial e do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda – BEm. Porém, essa é uma condição temporária. 

Como usar o app Caixa Tem?

Para começar a usar o app Caixa Tem, primeiro você tem que baixar a aplicação no seu celular. O processo é bem simples e rápido. O aplicativo está disponível para download nas lojas Android e iOS, e você pode baixar através do site da Caixa. Depois de baixar, acesse com o seu CPF e crie uma senha numérica de 6 dígitos. Por fim, o app Já está prontinho pro uso.

aplicativo caixa tem
Tela inicial do app

Lembrando que, Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo CAIXA Tem, até quem não é correntista do banco. Porém, por enquanto, somente os pessoas que optaram por receber o Auxílio Emergencial em conta na CAIXA terão acesso aos serviços da plataforma.

Depois do cadastro, você poderá movimentar o Auxílio Emergencial de 4 formas. São elas:

  • Pagamentos e transferências;
  • Transações com utilização do Cartão Virtual de Débito;
  • Pagamentos nos supermercados com maquininhas Cielo Lio;
  • Segundo a Caixa, em breve será disponibilizada a opção Saque Sem Cartão no Caixa Tem para saque em terminais de autoatendimento e Agências Lotéricas.

Como receber o Auxílio Emergencial através aplicativo

​Para recebimento automático do benefício e para ter acesso a função de  pagamentos e transferências eletrônicas pelo aplicativo, sem precisar ir nas agências, é preciso receber o auxílio pela Poupança Social Digital CAIXA. Isso pode acontecer de duas formas:

  1. Através do Cadastro Único

Se você é inscrito no CadÚnico e não possui conta poupança na CAIXA ou no Banco do Brasil, a abertura da Poupança Social Digital é feita de forma automática.

  1. Através do cadastrado no site ou app Caixa do Auxílio Emergencial

Se você não estiver inscrito no CadÚnico, mas se inscreveu para receber o Auxílio Emergencial no site ou aplicativo Caixa,  você pode solicitar a abertura da Poupança Social Digital dentro desses canais no ato do cadastramento. No site https://auxilio.caixa.gov.br ou app CAIXA.

Como fazer compras pelo aplicativo Caixa Tem

Para ajudar a diminuir as filas quilométricas nas lotéricas de todo país, supermercados começaram a aceitar o pagamento das compras através do aplicativo Caixa Tem. Deste modo, não é preciso sacar o dinheiro numa agência. Agora, com o app, você pode ir até um supermercado e realizar suas compras do mês. Porém, o estabelecimento tem que ser compatível com essa  tecnologia.

O App da Caixa gera uma espécie de Cartão Virtual de Débito, que permite realizar compras à vista, desde que tenha saldo na Poupança Social Digital. O cartão virtual possui os mesmos dados de um cartão de plástico, com a diferença de que seu código de segurança é trocado a cada compra ou consulta realizada. Deste modo, é como se fosse um cartão de débito comum, mas ele fica no celular. 

Esse sistema só foi possível devido a uma adaptação da maquininha da Cielo, para aceitar pagamentos feitos com o cartão virtual da Caixa. A Cielo desenvolveu um aplicativo para ser inserido na maquininha Lio. Por meio dele, os vendedores colocam os dados do cartão virtual na máquina e realizam o pagamento em poucos segundos. 

Veja alguns supermercados que já estão aceitando esse meio de pagamento:

  • Carrefour 
  • Atacadão
  • Rede Extra
  • Pão de Açúcar 
  • Assaí Atacadista

Como comprar com o app Caixa Tem no supermercado:

  1. Primeiro, emita o cartão na opção opção ‘Cartão de Débito Virtual’;
  2. Depois gere um código de segurança no aplicativo Caixa Tem;
  3. Digite os dados do cartão virtual na maquininha da Cielo no caixa de pagamento;
  4. Se possuir saldo na poupança, o pagamento será aprovado.

Como pagar contas com o aplicativo

Para acessar informações da sua conta, fazer pagamentos e transferências, você vai usar a mesma senha de 6 dígitos numéricos que colocou para acessar o aplicativo, e assim, confirmar seu aparelho celular. Esse passo de segurança é realizado através de um código enviado por SMS. Depois da confirmação, seu aparelho está liberado para realizar transações.

Pagamentos de boletos e transferências você realiza através do aplicativo, seguindo os passos indicados na tela. É possível fazer pagamentos de até R$ 600 por transação e até R$ 1 mil por dia.

app caixa tem
foto: divulgação Caixa

Veja no vídeo como funciona o cadastro completo no aplicativo.

Informações oficiais: http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixatem/Paginas/default.aspx#como

——
Precisando de um cartão de crédito? Solicite o seu online em poucos passos.