< Volver a Viagem

Dicas para evitar gafes em viagens de trabalho

Escrito por Pedro Da Silva

Muitas dúvidas surgem entre pessoas que fazem viagens a trabalho e elas variam entre os mais diversos temas. Quais são as roupas ideais para reuniões? Posso fazer turismo na cidade? O que deve ser pago pela empresa? Cometer gafes nessas situações pode valer a imagem do profissional e certamente atrapalha a sua carreira. Mais que isso, alguns desses deslizes podem ser prejudiciais até para as empresas, interferindo em investimentos sem resultados e/ou produtividade baixa. Por isso, cada empresa deve ter um roteiro sobre o que fazer em cada viagem.

Não abuse do networking

Esse momento não deve ser usado para a procura de novas oportunidades. Apesar de o networking ser algo positivo – até para a empresa em que se trabalha – procurar emprego nessas situações é uma das maiores gafes. Além disso, o empregador que perceber que alguém em uma viagem de trabalho está procurando um novo emprego pode imaginar que o mesmo seria feito caso esse profissional fosse contratado por sua empresa.

Passeios turísticos fora de hora

Uma viagem a trabalho deve ser tratada como tal, por isso os passeios turísticos são proibidos, a não ser que a viagem englobe um fim de semana ou um feriado. Mesmo em horas livres, passear pela cidade em horário comercial é uma gafe, já que imprevistos do trabalho podem surgir. Isso demonstra falta de responsabilidade; logo, o indicado para quem quer conhecer mais da cidade é criar apenas agendas de lazer noturnas.

Não falar mal da empresa ou colegas de trabalho

Falar mal da empresa é uma gafe em qualquer ambiente ou situação, não apenas em viagens. Se houver pergunta sobre os problemas da empresa, o que deve ser dito é que se está passando por ajustes e fase de análise ou reestruturação. Detalhes da empresa não devem ser expostos durante as viagens.

Atrasos em reuniões

Atrasos em reuniões ou necessidade de sair antes de seu final também são gafes em todas as situações. Mesmo em casos de fuso horário diferente, a atitude não é permitida.

Dinheiro da empresa para compromissos pessoais

Há empresas que oferecem verba para o trabalhador, já que ficará fora de casa, e por isso poderá usá-la como preferir. Mas é importante saber se a regra se aplica para cada viagem para não usar o dinheiro da empresa em compromissos pessoais. Gastar esse dinheiro em programas pessoais pode até levar a demissão.

Roupas inadequadas

Viagens a trabalho devem ser tratadas de forma diferente a viagens de férias. Por isso, as roupas usadas não devem ser de férias, pois a aparência representa certo posicionamento. Vestir-se de maneira sóbria e discreta é a principal regra.

Abusar do frigobar

A gafe aqui está no abuso. É possível usar o frigobar ou fazer ligações pessoais no quarto de hotel, mas tudo isso deve ser feito com bom senso.

Imagem em festas e confraternizações

É preciso lembrar que festas e confraternizações corporativas também são trabalho, então é necessário cuidar da imagem nessas situações e evitar excessos.

Conhecer costumes e cultura locais

É importante estudar os costumes e horários locais para respeitar as pessoas da cidade e demonstrar o máximo de profissionalismo, principalmente em viagens para Ásia ou África, continentes com costumes muito diferentes dos brasileiros.

seguro viagem também é importante para garantir a segurança durante toda a estadia. Por se tratar de uma viagem para fora do seu ambiente, o seguro garante os cuidados necessários em casos de imprevistos e até atendimento médico.
Comprar um seguro viagem online é uma boa opção para que todas as empresas sejam analisadas e a que oferece os melhores serviços para cada perfil possa ser escolhida com mais praticidade.