< Volver a Finanças

Crédito rotativo: o que é e como funciona

Escrito por Pedro Da Silva

Provavelmente você já ouviu falar em crédito rotativo do cartão de crédito. Mas você sabe o que ele significa? Te explicamos como esse crédito funciona e suas taxas para você não cair em uma armadilha.

O que é o crédito rotativo e como funciona?

O crédito rotativo é aquele valor mínimo da fatura do cartão de crédito que o banco sempre oferece caso você não tenha dinheiro suficiente para pagar a conta e queira continuar usando o cartão.

O crédito rotativo funciona como um empréstimo de emergência, parecido com o cheque especial, mas custa muitooo caro. Olho!

Sobre o rotativo:

1. Para que você tenha acesso ao crédito rotativo o banco faz uma análise para verificar as condições financeiras e possibilidade de pagar os limites;
2. Ele pode ser usado apenas por 1 mês,
3. Você pode pagar o valor em parcelas ou integralmente quando preferir.

O crédito rotativo diminui o seu valor total quando é consumido e aumenta à medida em que o valor utilizado é pago. Ele é recuperado por meio de pagamentos de juros, ou seja, você deve pagar impostos e encargos variantes de acordo com o tempo que o utilizou.

 

Os perigos do crédito rotativo

cartão de crédito pode ser um meio alternativo e emergencial para o pagamento de dívidas. Mas, sobre o crédito rotativo, o que a maioria dos bancos não menciona é que são oferecidas as piores taxas de juros do mercado e a dívida pode dobrar facilmente.

Você pode achar que é uma boa ideia pagar um valor mínimo, ter mais crédito nos meses seguintes e pagar em parcelas, mas a verdade é que os juros podem chegar a 300% ao ano. E o risco não é apenas o de contrair uma dívida imensa e difícil de controlar, pois o seu nome também pode ser inscrito no SPC, impossibilitando compras e pedidos de financiamento.

Portanto, sempre tenha cuidado ao fazer compras com o cartão de crédito, compre com consciência e de acordo com o seu orçamento para não contrair dívidas e, claro, muita dor de cabeça.

Novas regras do crédito rotativo

Em abril de 2017, começa a valer novas regras para o crédito rotativo do cartão. De acordo com as novas regras, o crédito rotativo terá limite de apenas 30 dias. Após esse período, o cliente poderá pagar o saldo devedor integralmente ou pegar um empréstimo com o próprio banco, a juros menores, para parcelar a dívida. Leia mais no post: Crédito rotativo: Conheça as novas regras para uso