Compara home

Tipos de empréstimo e como solicitar

A gente te explica super rápido

Saiba quais são os tipos de empréstimos, taxas de juros, requisitos e como solicitar a melhor opção.

Compare agora todas as ofertas de Empréstimo Pessoal

Encontre o melhor para você!

Com tantos tipos de empréstimos disponíveis, fica até difícil saber qual é o ideal pra você. Comparar os tipos, as taxas de juros, as formas de pagamento e as garantias é essencial para escolher o melhor empréstimo para o seu perfil.

À primeira vista, pode parecer complicado comparar os créditos, mas hoje vamos explicar os tipos de empréstimos que existem e qual você deveria solicitar em diferentes situações, para que você possa comparar o empréstimo ideal sem cair em nenhuma roubada ou pegadinha. Veja abaixo:

Empréstimo Pessoal

O crédito pessoal pode ser solicitado ao banco ou em uma financeira, onde se avalia o valor que pode ser oferecido a você logo após passar uma análise de crédito. Geralmente a aprovação é sem burocracia porém os juros costumam ser abusivos.

Empréstimo Consignado

A grande vantagem no empréstimo pessoal consignado é que os juros são bem menores que os do empréstimo pessoal e o pagamento mensal nunca supera 30% do seu salário. Os valores dos juros são menores porque o empréstimo consignado é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício.

Por conta disso, a pessoa que vai solicitar esse tipo de crédito precisa trabalhar com carteira assinada, ser aposentada, pensionista ou funcionário público. Não comprometer toda a renda pode ser uma vantagem, mas não ser uma pessoa planejada pode colocar tudo a perder já que as parcelas do empréstimo consignado são descontadas diretamente da folha de pagamento, ou seja, você não tem como adiar.

Cheque Especial

Bem parecido ao empréstimo pessoal, a diferença desse crédito está em que você não precisa solicitá-lo, o valor é pré-aprovado pelo seu banco e geralmente fica disponível no limite da sua conta. Pode ser muito tentador pegar um crédito que já está pré-aprovado e sem a necessidade de ir ao banco, porém a vantagem desse empréstimo é a praticidade e a sua grande desvantagem são as altas taxas de juros, uma das maiores do mercado.

Rotativo

Já falamos sobre ele no blog. É o empréstimo associado ao seu cartão de crédito. Quando você escolhe pagar o valor mínimo da fatura e não a fatura completa, você está automaticamente usando o empréstimo rotativo, ou seja, transferindo ao banco a responsabilidade de pagar o que falta da sua fatura. Só que o banco paga, mas cobra nas próximas faturas e com juros altíssimos. Neste empréstimo, a vantagem está no fato de que seu nome não fica sujo e você pode pagar em parcelas pequenas, mas o problema é que você corre o risco de se endividar ainda mais.

Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel oferecido pelos bancos tem as taxas mais acessíveis, isso acontece porque o próprio imóvel é dado como garantia, o que elimina o risco de inadimplência. O empréstimo imobiliário é uma modalidade que permite solicitar valores altos. O que ajuda muito nesse empréstimo é o prazo para pagamento que costuma ser logo, superando 24 meses.

Porém para ter acesso a este tipo de crédito é necessário ter um imóvel no seu nome, que ficará alienado até o final do contrato com a financeira. E se você deixar de pagar o seu empréstimo, poderá perder o bem.

Empréstimo com garantia de veículo

Esse tipo de empréstimo também é chamado de refinanciamento de veículo, porque o carro, da mesma forma como o imóvel, ficará alienado pela financeira. Ele funciona de maneira bem similar ao empréstimo com garantia de imóvel, porém neste caso a garantia é dada com o veículo. Para solicitar é preciso que o bem esteja no seu nome e 100% quitado.

Assim como no empréstimo com garantia de imóvel, esta modalidade também conta com juros mais baixos e o interessante desse crédito é que ele pode ser solicitado por quem está com o nome sujo. É possível conseguir até 90% do valor do bem e quanto mais novo o carro, melhores são as taxas praticadas.

Empréstimo para comprar bens

Não é recomendável tomar um empréstimo para comprar eletrodomésticos ou coisas para a casa, pois à vista eles são mais baratos. Mas caso isso não seja possível, evite o crediário da loja e peça um empréstimo do banco pois assim como as concessionárias, os crediários aplicam taxas administrativas que encarecem o financiamento.

Empréstimo para quitar dívidas

Lembra do post com dicas para negociar as dívidas? Uma das coisas que aconselhamos é substituir uma dívida cara por uma mais barata. Pode valer a pena tomar um empréstimo com taxas menores para pagar aquela dívida com taxas abusivas.

Qual é o melhor tipo de empréstimo?

Para saber qual é o melhor tipo de empréstimo basta usar o buscador de crédito pessoal da Compara. Faça uma simulação e compare taxas de juros, parcelas e requisitos de diferentes bancos e financeiras. Selecione a melhor oferta para o perfil.

Compare agora todas as ofertas de Empréstimo Pessoal

Encontre o melhor para você!

Larissa Ferreira
ESPECIALISTAS DA COMPARA
Criado: 06/06/2018 Atualizado: 18/11/2019

Secure site
® 2019 ComparaOnline.com é uma marca registrada de Compara Online S.A.
Compara Administradora e Corretora de Seguros LTDA - SUSEP 10.2016991.4 - CNPJ 10.575.644/0001-61
Compara Online Serviços de Informática LTDA - CNPJ 15.470.344/0001-31
Rua Pequetita, 111 - 1º andar - Vila Olímpia. CEP 04552-060. São Paulo/SP