Compara home

Crédito Consignado com FGTS: como funciona e como solicitar

A gente te explica super rápido

Saiba como funciona o empréstimo consignado FGTS e como solicitar neste texto.

Compare agora todas as ofertas de Empréstimo Pessoal

Encontre o melhor para você!

Quem precisa de dinheiro rápido para renegociar dívidas ou pagar alguma despesa inesperada, pode optar pelo empréstimo consignado com fundo de garantia (FGTS). Este tipo de crédito pessoal oferece juros mais baixos e por enquanto é oferecido apenas pela Caixa Econômica. Saiba como funciona o empréstimo consignado FGTS e como solicitar neste texto!

Como funciona o empréstimo com garantia do FGTS?

O empréstimo com uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço do trabalhador (FGTS) surgiu como alternativa para quem precisa de crédito com juros baixos e nem sempre consegue colocar algum bem, como uma casa ou carro, como garantia. O FGTS funciona como uma precaução, caso o trabalhador não consiga honrar com o pagamento do empréstimo, o dinheiro existente no fundo de garantia poderá cobrir o saldo devedor. Por conta disso, o empréstimo com uso do FGTS possui um baixo risco para os bancos e possibilita que as taxas de juros sejam mais baixas, em comparação com as taxas dos empréstimos comuns.

O empréstimo com uso do FGTS conta com juros de até 3,5% e um prazo de 48 meses para pagar. Este tipo de crédito pessoal é voltado para trabalhadores com carteira assinada. O consignado FGTS é descontado direto na folha de pagamento do trabalhador e o valor da prestação não pode ultrapassar 30% do salário.

O crédito consignado da Caixa pode ser igual ou menor que 10% do valor disponível do fundo de garantia de quem solicita, com acréscimo de 100% da multa rescisória.

Por enquanto, o único banco que tinha anunciado que iria disponibilizar o empréstimo consignado com o uso do FGTS como garantia foi a Caixa Econômica Federal. Isso ocorre porque ainda muito recentemente foi criada uma regulamentação da modalidade, que permite reservar os valores disponíveis na conta do FGTS, antes não era possível saber quanto o trabalhador dispunha de dinheiro no fundo.

Essa nova regulamentação permite que os bancos usem o Fundo de Garantia, bem como o valor da multa rescisória, caso o empregado seja demitido sem justa causa e o banco não tenha mais como descontar a parcela do empréstimo da folha salarial. Com essa regulamentação, muitas instituições privadas vêm demonstrando interesse em oferecer esse tipo de crédito, pois, como mencionado anteriormente, ele oferece um baixo risco aos bancos. Porém, nenhum banco privado divulgou um prazo para começar a oferecer esse tipo de crédito.

Quais são as vantagens do Consignado FGTS?

O empréstimo consignado com FGTS possui taxas mais baixas que as de um crédito pessoal. Por exemplo, os juros de um empréstimo sem garantia na Caixa Econômica podem ser em torno de 4,6% ao mês (segundo dados do Banco Central). As taxas podem ser ainda maiores dependendo da instituição financeira.

A parcela do empréstimo com FGTS, assim como o consignado comum, é descontada diretamente do seu salário ou benefício, o que reduz a possibilidade de aumento da dívida e você pode quitá-la quando quiser.

Outro grande benefício dessa modalidade de crédito é que o valor máximo do empréstimo é calculado de acordo com o que você ganha de remuneração, a prestação não poderá passar de 30% do seu salário ou benefício.

Outra vantagem do empréstimo com FGTS é a agilidade, além de não exigir avalista, assim que o seu crédito é aprovado ele é depositado na sua conta. Bem prático e mais rápido.

Como adquirir o empréstimo FGTS Caixa?

Clientes da Caixa podem solicitar o empréstimo com garantia do FGTS pelo Internet Banking. Quem não é correntista do banco pode ligar na central de atendimento 0800 726 0101 ou ir até uma das agências.

Veja as principais exigências feitas pela caixa para conseguir ter acesso a este tipo de crédito:

  • A empresa que você trabalha precisar estar conveniada com a Caixa;
  • Possuir saldo suficiente para o empréstimo no fundo de garantia;
  • O valor da prestação não pode ser maior do que 30% do salário ou benefício mensal;
  • As prestações mensais são iguais e descontadas diretamente do salário ou benefício.

Está precisando de crédito rápido? Experimente o nosso comparador de empréstimos online. Com ele você pode avaliar as melhores taxas de juros e escolher a opção de empréstimo mais vantajoso para você. Acesse agora e contrate o seu crédito online.

Atenção: a Caixa Econômica Federal informa que o empréstimo consignado com garantia de FGTS está temporariamente suspenso.

Compare agora todas as ofertas de Empréstimo Pessoal

Encontre o melhor para você!

ESPECIALISTAS DA COMPARA
Criado: 06/06/2018 Atualizado: 18/11/2019

Secure site
® 2019 ComparaOnline.com é uma marca registrada de Compara Online S.A.
Compara Administradora e Corretora de Seguros LTDA - SUSEP 10.2016991.4 - CNPJ 10.575.644/0001-61
Compara Online Serviços de Informática LTDA - CNPJ 15.470.344/0001-31
Rua Pequetita, 111 - 1º andar - Vila Olímpia. CEP 04552-060. São Paulo/SP