< Volver a Viagem

É possível estender o Seguro Viagem?

Veja como estender ou contratar o seguro durante uma viagem.

Escrito por Elisa Batista

É possível estender o seguro viagem por mais tempos do que o contratado? A maioria das empresas de seguros dispõe desta possibilidade, que ainda é pouco divulgada. Neste artigo, nós vamos explicar como estender o seguro e se é possível também contratar o serviço já no destino.

A gente se planeja, tenta pensar em cada imprevisto que possa surgir numa viagem, leva tudo que precisa na mala, revisa o roteiro, confere as hospedagens e contrata um seguro. Mesmo tentando prever o possível e tomando todas as precauções necessárias, ninguém imagina que poderá precisar ficar em viagem por mais tempo do que o programado, este é o último pensamento que passa em nossas cabeças. Mas, esse tipo de imprevisto pode acontecer.

Nós da Compara estamos nos deparando com muitos casos de brasileiros que estavam viajando ao exterior quando, de repente, a pandemia de Coronavírus se alastrou pelo mundo e muitos desses viajantes se viram presos em determinados países. Muitos clientes da Compara têm ligado para se informar da possibilidade de estender a cobertura, visto que ninguém quer ficar fora do Brasil, principalmente neste momento, sem a proteção de um Seguro Viagem. 

Se você estiver passando por essa situação – impossibilitado de voltar para casa – ou até mesmo pensa em evitar esse tipo transtorno futuramente, veja como você poderá resolver:

É possível estender o Seguro Viagem? 

A boa notícia é que é possível sim estender o seguro contratado durante uma viagem. O processo é simples, mas é preciso respeitar alguns prazos e regras. A maioria das companhias já oferecia a opção de estender o seguro quando o cliente já tem uma apólice vigente e precisa ficar mais tempo fora do país. Porém, é necessário que o cliente peça uma autorização antes de tentar estender, pois o pedido precisa passar por uma análise da seguradora, que vai avaliar alguns fatores, como por exemplo se já teve sinistro. 

No geral, as companhias exigem que a extensão do seguro seja solicitada antes do término da vigência da apólice atual. Para evitar transtornos, sugerimos que você faça a extensão de 72 a 48 horas antes do fim da vigência do seu atual contrato.  Quando a solicitação for aprovada, o cliente pode fazer a contratação da nova apólice, de acordo com as regras definidas por cada seguradora. 

Viajou sem seguro e gostaria de contratar no destino? Tem solução! 

Com todo esse problema imprevisível da pandemia pelo Coronavírus, algumas companhias de Seguro Viagem mudaram a sua política de contratação e também estão disponibilizando a contratação do serviço para pessoas que já estão em viagem. Antes, não era possível comprar um seguro quando você já estava viajando, essa medida era tomada para evitar fraudes. A empresa Assist Card, por exemplo, está disponibilizando o serviço para quem ainda não tinha feito. Porém, respeitando o prazo de carência de 72 horas para o uso das coberturas. 

Como estender ou contratar o seguro durante a viagem?

Para estender ou contratar um Seguro Viagem siga os passos abaixo e veja como é simples:

  1. Entre em contato com a Compara através do e-mail meajuda@comparaonline.com e solicite permissão para estender o seu seguro ou solicite opções para seguro novo com passageiro já em viagem.
  2. Para seguro novo: nós indicaremos quais produtos estão disponíveis e qual se adequa melhor à sua necessidade. No caso de extensão: após a autorização da sua seguradora, a contratação é feita pelo site, com o produto indicado pela mesma. Eventualmente, se a extensão não for aprovada com a companhia atual do cliente, é possível tentar o processo com outras seguradoras.
  3. A contratação é feita e a apólice é enviada para você por e-mail ou por whatsapp. 

Lembrando que, no geral, há um período de carência para extensão ou contratação em viagem, que pode variar entre 2 e 7 dias. Então, depois da contratação, é preciso respeitar o prazo de carência antes de usar o serviço. 

Em relação a valores, na maioria das vezes não há nenhum agravo de preço para estender o seguro. Porém, algumas companhias criaram produtos específicos para esse tipo de situação, cujo o preço pode ser um pouco mais elevado devido ao risco. 

Quer saber quanto ficaria o preço do seu seguro? Faça uma cotação gratuita no nosso site. O resultado aparece na hora, na sua tela.

O Seguro Viagem cobre Coronavírus?

Todas as seguradoras são obrigadas a prestar o primeiro atendimento em caso de urgência e emergência médica. Porém quando o diagnóstico do novo Coronavírus é confirmado, a maioria delas não tem mais obrigações contratuais de assistência e o caso passa a ser responsabilidade do país em questão. Isso ocorre porque geralmente surtos e pandemias são considerados riscos excluídos para a grande parte das seguradoras.

A Compara hoje trabalha com duas companhias que prestam atendimento médico mesmo nos casos já confirmados de Covid-19, são as seguradoras Assist Card e Ciclic. Em todos os casos, é importante consultar sua apólice e as condições gerais antes da viagem.