< Volver a Viagem

Paris sem estresse: dicas de segurança para uma viagem romântica inesquecível

Escrito por Pedro Da Silva

Paris respira romance. Não é a toa que Woody Allen gravou “Todos dizem eu te amo” na capital francesa.  Claro que, há quem discorde dessa visão romântica da cidade, principalmente quem já teve uma má experiência turistando por aqui. Mas, se você seguir as dicas de segurança que preparamos  neste post pode ter certeza que sua ida a Paris vai ser ainda ainda mais inesquecível. Voilá!

Não há coração que resista a um passeio às margens do rio Senna e  a uma boa taça de champagne com vista para a torre Eiffel. Ou, que tal um beijo de cinema em pleno jardim do Luxembourg? Fala sério! Não há melhor maneira de impressionar quem você ama. Até respirar em Paris é romântico gente!

Mas, infelizmente lugares turísticos como a cidade luz também são um prato cheio para oportunistas e golpistas. Por isso, é sempre bom estar atento para que imprevistos não atrapalhem a sua viagem a dois. Confira abaixo algumas dicas de segurança para que tudo saia como o planejado e você possa se apaixonar perdidamente por Paris.

Dicas de segurança para uma viagem a Paris sem medo de ser feliz

Dica 1: Esteja preparado para o improvável

Para uma viagem tranquila, não esqueça de contratar um seguro viagem, que além de ser requisito exigido para entrada no país ( em toda União Européia), protege sua trip de inconvenientes como: perda de bagagem, cancelamento de voo, acidente, doença, entre outros. É o velho “melhor prevenir que remediar”. Também existem seguradoras que cobrem perda de documentos, um plus, que vale muito a pena. Olho nisso!

Mas, antes de contratar o seguro viagem Europa fique atento às coberturas e a franquia mínima, que deve ser de 30 mil euros, valor exigido pelos países que fazem parte da União Européia e do tratado Schengen. No post abaixo a gente explica melhor o porquê dessa exigência.

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-viagem/2015/02/destino-europa-por-que-contratar-o-seguro-schengen/

Dica 2: Não deixe documentos e dinheiro dando bobeira

viajar a Paris

É muito, mais muito comum os turistas se distraírem com os monumentos de Paris e quando procuram a carteira percebem que foram furtados. Calma, Paris é segura, mas isso não quer dizer que não existe batedores de carteira e golpistas por aí. O número de furtos é ainda maior no metrô.

Esteja sempre atento aos seus documentos e ao dinheiro. Uma dica que funcionou muito bem para mim foi usar uma doleira, um espécie de pochete que você coloca debaixo da sua blusa. Vai almoçar em uma restaurante? Bolsa sempre no colo!

A atenção vale também para o cartão de crédito. Verifique sempre se o valor do comprovante confere com o da compra. Confira também se vendedor te devolveu o cartão.

Nesse vídeo feito pela Polícia de Paris você pode conferir os golpes mais comuns cometidos na capital francesa para não cair em ciladas.

Dica 3: Não ande com grandes quantias de dinheiro

dicas para viajar a Paris

Use o cofre eletrônico do hotel para guardar seus pertences mais valiosos e grandes quantias de dinheiro. Não fique contando dinheiro no meio da rua e mantenha seu celular no bolso de dentro da jaqueta. Na hora de sacar dinheiro suspeite se alguém aproximar de você, pare a transação, retire seu cartão e saia caminhando.

Dica 4: Cuidado com golpistas e vendedores ambulantes que transitam pelos monumentos históricos

sacre couer Paris

Quem visita Montmartre deve ter cuidado com os vendedores de pulseiras que ficam nas escadarias da basílica Sacre Coeur.  Estes vendedores ambulantes são muito insistentes, tentam amarrar a pulseira no seu pulso a todo custo e depois te obrigam a pagar caro por ela. Caso você se negue a pagar chegam outros vendedores para te pressionar. Não caia nesse golpe! Ignore os vendedores e não responda às suas tentativas de aproximação. Outra solução é não subir pela escadaria principal da igreja e sim pelas laterais.

Tenha cuidado com as supostas ciganas que frequentam outros lugares turísticos de Paris e com qualquer outro vendedor ambulante que se aproxime de você. “Não responda, ignore e siga caminhando”, essa é a recomendação da Polícia da Paris.

Caso você precise de ajuda neste link você encontra o endereço de todas as delegacias de polícia de capital francesa, por bairro.

Dica 5: Vai viajar de trem? Olho na mala

viagem a Paris

Caso estejam nos seu planos uma viagem de trem mantenha as malas sob vigilância. Os furtos de bagagem também são comuns por aqui. Então, atento!

Dica 6: Leve com você uma cópia do passaporte

Leve com você uma cópia do passaporte e identidade. É sempre bom ter um backup, caso você necessite. Também tenha sempre com você os telefones de emergência do seguro viagem e do cartão de crédito.

Dica 7: Aprenda algumas palavras de francês e Paris vai se abrir pra você

Aprender algumas palavras de francês pode mudar a sua percepção de Paris e dos parisienses.

Primeiro, muita gente na capital francesa não fala bem inglês e por isso eles tem vergonha de te responder neste idioma. Segundo, soa muito mais gentil da sua parte tentar ao menos iniciar a conversação em francês. Eles percebem que você está se esforçando para falar o idioma e vão te ajudar com a melhor das intenções. Terceiro e não menos importante, sempre peça com educação, use as palavras mágicas: bom dia, boa tarde, com licença, por favor e muito obrigado. Portas vão se abrir pra você em Paris!

Frases e palavras muito úteis para quem viaja a Paris

Bom dia – Bonjour

Boa tarde – Bonsoir  

Com licença – Excusez-moi

Por favor – S’il vous plaît

Muito obrigado –  Merci beaucoup

Desculpe – Pardon

Eu gostaria – Je voudrais

Bonne journée!