< Volver a Viagem

Quantos idiomas têm os espanhóis?

Escrito por Pedro Da Silva

Vai viajar a Espanha? Sabia que nesse país se fala outros idiomas além do espanhol? Se você está acompanhando os noticiários já deve ter lido algo sobre o conturbado e polêmico referendo na Catalunha. Nessa região, eles reconhecem o catalão como língua oficial e não o espanhol.  Mas o fato é que a Catalunha não está sozinha existem outras regiões bilíngues na Espanha. Conheça quais outros idiomas são falados em território espanhol e como nasceram.

Hoje no território hispânico são falados além do espanhol (idioma oficial) o catalão, o galego e o vasco (euskera). Esses idiomas foram preservadas nas regiões mostradas no mapa abaixo graças aos chamados governos autônomos. Que fomentam até hoje a prática destes dialetos.

Para entender melhor porque esses idiomas ainda existem vale explicar um pouco sobre a formação da península ibérica, onde tudo começou. O gráfico abaixo que encontramos no Wikipedia mostra a evolução do idioma espanhol desde o ano 1000.

Ano 1000

Nesta época a região onde atualmente se encontra Portugal e Espanha era dominada em mais 70% pela língua árabe e mozárabe.

Ano 1100

A partir deste ano o castellano começa sua expansão pelo território atual da Espanha, junto a expansão do Reino de Castilha. Em 1150 a língua castelhana já é falada por 50% do território espanhol.

Ano 1492

No ano do descobrimento da América o castelhano já havia dominado praticamente todo o território espanhol e o árabe fica reduzido a região extremo sul.

Ano 1600

Neste ano o idioma árabe é banido definitivamente do território espanhol.

1700 a 1900

O castellano começa a expandir pelo território aragonés y leonés como é mostrado no mapa. Já o Catalão conseguiu expandir-se pela costa, diferente do vasco que ficou reduzido ao norte.

Entendendo o catalão e o vasco

Existem dois filmes que abordam as diferenças entre os costumes: catalão e vasco de maneira muito divertida. Confira abaixo:

8 Sobrenomes Vascos

8 Sobrenomes Catalães

https://youtu.be/ebyALRLNdpA