< Volver a Viagem

Descubra como economizar espaço na mala

Se você não sabe como economizar espaço na mala de viagem, é hora de conferir dicas imperdíveis. Confira aqui, no blog da Compara!

Escrito por Pedro Da Silva

Ao se preparar para a viagem, muitas pessoas têm dúvida em como economizar espaço na mala. É preciso ter organização para levar apenas o suficiente, seja em passeios curtos ou de longa duração, e não exceder o peso permitido pela companhia aérea. 

Como essa tarefa nem sempre é fácil, a ComparaOnline vai te ajudar! A seguir, descubra como arrumar a mala de viagem levando todos os seus pertences em segurança e com espaço de sobra. 

Como economizar espaço na mala?

O segredo de como economizar espaço na mala é a organização. Faça um planejamento que inclua a quantidade de dias, a estação ou o clima do local e os ambientes que serão visitados. Com essas informações, você pode separar apenas as roupas, os sapatos, os acessórios, os cosméticos e os documentos necessários. 

Por exemplo, caso vá para a praia, evite levar roupas pesadas. Além de ocuparem espaço, elas não são práticas de usar nos ambientes quentes e, muitas vezes, acabam sendo deixadas de lado nos dias de férias. 

Se possível, escolha peças versáteis que possam ser combinadas e repetidas com facilidade. Anote as combinações como forma de levar somente as que vão ser usadas e poucas peças para caso haja uma mudança na temperatura, como em dias de chuva ou frio. 

O organizador para mala de viagem é uma alternativa para manter cada combinação separada, o que evita bagunças e facilita a localização das peças. Assim, você também diminui as chances de se atrasar procurando os demais pertences, pois cada um tem um local específico. 

como economizar espaço na mala

Organização x peso

Para se orientar na escolha do que deve ser levado para a viagem, leve em conta as medidas da mala permitida pela ANAC e o peso para cada tipo de voo. A bagagem de mão precisa caber no compartimento, por isso deve seguir o padrão 55x35x25 cm com até 10 kg. Já a despachada, 50x80x28 cm e limite de 23 kg. 

Em voos internacionais, as proporções variam de acordo com a companhia aérea. A TAP permite uma bagagem de mão gratuita na classe econômica e duas na executiva, ambas com 115 cm e até 8 kg cada. A despachada pode pesar até 23 kg nas classes básicas e 32 nas superiores. Já as demais são:

  • Copa Airlines: uma bagagem de mão com 118 cm lineares, com até 10 kg, e uma a despachar, com medidas que variam pelo destino e classe;
  • Lufthansa: bagagem de até 8 kg, com 55x40x23 cm, e uma despachável de até 32 kg, a depender da classe do voo;
  • Ryanair: apenas bolsas pequenas de forma gratuita, e as demais devem ser incluídas como compras à parte no valor da passagem.

Se está na dúvida de como pesar a mala de viagem, conte com uma balança digital com gancho. Com ela, só é necessário pendurar a bagagem para identificar o total da carga.

Como organizar os itens na mala? 

Agora, é hora de saber como economizar espaço na mala ao deixar tudo organizado. Existem diversos acessórios para tornar essa tarefa prática e manter a ordem das bagagens, deixando espaço livre para trazer presentes e outras compras. 

Sapatos

A bolsa organizadora de sapato permite que mais de um calçado seja posicionado junto, de forma compacta, a fim de ocupar menos espaço. Ela também ajuda a manter a mala limpa, pois as solas não entram em contato com as demais peças ou soltam resíduos. 

Além de utilizar esse acessório, leve apenas calçados leves. Botas e tênis costumam ser pesados e podem ser utilizados durante a viagem para ceder espaço na mala para outros itens. Inclusive, essa é uma dica seguida por muitos viajantes: tudo o que ocupa mais espaço, como casacos, deve ser levado direto no corpo. 

Cosméticos

O kit de frascos para viagem limita a quantidade de cada cosmético, como cremes, loções e óleos da rotina de cuidados pessoais. Essa separação é importante para não exceder o permitido pelas companhias aéreas, que exigem os líquidos em recipientes de até 100 ml. 

É importante ressaltar que produtos em aerosol não devem ser transportados na mala de mão ou na despachada. Eles são inflamáveis e podem causar acidentes nos voos. Prefira as versões em creme, que, inclusive, ocupam menos espaço na mala. 

Roupas 

As roupas podem ser colocadas em organizadores individuais, feitos em pano ou plástico, e nos modelos que separam por tipo de peça, como as íntimas. Normalmente, eles são vendidos em kits com itens de tamanhos diferentes, para facilitar o encaixe na mala e a distribuição das roupas.

Outra opção para quem não sabe como economizar espaço na mala é a sacola a vácuo para viagem. Para utilizá-la, basta colocar as roupas dentro, fechá-la e usar a bomba para retirar todo o ar, deixando a embalagem compacta e com pouco volume. Dessa forma, as sacolas podem ser empilhadas, mantendo o topo da mala livre.

Tenha uma viagem tranquila com a ComparaOnline!

Já sabe como economizar espaço na mala, mas quer garantir maior economia? Então, não deixe de contratar um seguro viagem com a ComparaOnline. Em nosso site, você analisa os melhores preços e escolhe uma assistência para os seus dias de férias, garantindo, assim, mais tranquilidade e segurança.

Seguro Viagem

Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.

Ver ofertas
titulo