< Volver a Viagem

5 melhores destinos internacionais para o surf

Escrito por Pedro Da Silva

O surf é um esporte que tem tudo a ver com viagens. Por ser também uma atividade que envolve um certo risco, você deve se precaver com um bom seguro viagem. Se você já pratica há algum tempo ou quer experimentar a adrenalina de pegar ondas pela primeira vez, saiba que existe uma infinidade de destinos pelo mundo em que é possível surfar e curtir a atmosfera vibrante que a prática evoca.

No Brasil, as praias da região sul e as do arquipélago de Fernando de Noronha concentram os melhores pontos de surf. Também há excelentes opções no litoral de Pernambuco, como Maracaípe e Serrambi; outros destinos podem ser encontrados na costa do Rio Grande do Norte, como Pipa. Todos com suas particularidades e épocas de melhores ondas variando entre fevereiro e junho.

Mas se a opção é realmente dar uma volta pelo exterior: confira também nossa lista de 5 melhores destinos internacionais para praticar surf.

1. Havaí

Locais como o Pipeline, na ilha de Oahu, ou Maui, são míticos e constam na lista de todo surfista que se preze. Por ser uma meca do surf, o Havaí tem excelentes opções tanto para os surfistas experientes quanto para os iniciantes. Pra entrar na ilha, lembre-se que de que se trata de território americano e o visto deve ser o mesmo que para entrar nos EUA.

2. Austrália

Com seu extenso litoral, a Austrália é o país perfeito para quem gosta de surf. Alguns dos melhores pontos ficam na Golden Cost, como o Superbank, em Byron Bay, que conta com uma vibrante atmosfera jovem e rede protetora contra tubarões, e Margaret River, entre muitos outros. Já pra Austrália, o processo do visto pode ser feito todo online, a modalidade indicada para os brasileiros é a Visitor Subclass 600.

3. Bali

Além de ser um centro espiritual muito querido por quem curte o turismo “zen”, Bali tem excelentes pontos de surf, como Uluwatu. Aproveite para combinar o surf com outras práticas para relaxar corpo e mente, como a ioga e a meditação. O visto para Bali é fornecido na entrada (Visa on Arrival), custa USD 25,00 e deve ser pago no Aeroporto, antes de entrar no País.

4. Portugal

Apesar de pouco divulgadas, as praias de Portugal reservam boas oportunidades para os surfistas, sobretudo em locais como Carrapateira e Ilha da Madeira. Principalmente em Carrapateira, as ondas se caracterizam por longitudes entre 50 e 150m, um sonho. Com um fundo arenoso e com rochas, é recomendada para surfistas mais experientes. Em Portugal, os brasileiros estão isentos de visto, como turistas, até 90 dias.

5. Califórnia

Ondas gigantes atraem turistas ousados e experientes em pontos como Maverick’s. Malibu e Rincon também são áreas famosas, com ondas menos intimidadoras. San Diego, no sul da Califórnia, é considerada a capital do surf em função – naturalmente – da qualidade das ondas e da cultural intimamente ligada à prática do esporte.

Quem faz uma surftrip sabe a importância de planejar a viagem com antecipação e contar com todo o equipamento necessário. A melhor época de uma praia não necessariamente corresponde à de outros lugares, as escolhas requerem pesquisa para poder aproveitar o melhor da  temporada. Sobre o equipamento, contar com roupas de neoprene adequadas pode marcar a diferença entre entrar no mar ou ficar do lado de fora só tirando fotos, lembre-se disso!

Agora que você já conhece alguns dos melhores pontos para surfar no planeta, não deixe de pesquisar um seguro viagem no site do Compara.