< Volver a Viagem

Estratégias para economizar durante as férias

Viajar informado é fundamental para gastar pouco

Escrito por Pedro Da Silva

Cortar custos e economizar durante as férias é possível. Conheça as estratégias que mais tem dado resultado e aproveite a economia para realizar a viagem dos seus sonhos.

1. Hospedagem trocada

Quem não quer perder uma oportunidade de passar uns dias de férias longe de casa, mas não tem intenção de pagar caro por um quarto de hotel, pode aproveitar a hospedagem trocada. Este tipo de estadia nada mais é do que trocar de casa, por um período, com alguém que more no destino escolhido. Assim, ambos conhecem lugares diferentes com a infraestrutura completa de um lar, sem gastar nada por isso.

2. Troca antecipada de moeda

É preferível trocar uma pequena quantidade de dinheiro antes de chegar ao aeroporto de destino, do que receber menos quando chegar lá. Cartões de débito também costumam cobrar taxas menores e, ainda, há as plataformas internacionais de pagamento online que costumam facilitar o acesso aos dados e valores em qualquer lugar do mundo, em diferentes moedas.

3. Prefira um quarto privado a um hotel

Com as facilidades que a internet oferece, além de um mundo sem fronteiras, é possível negociar apartamentos e quartos privados em sites especializados, tudo com mobília incluída. Este tipo de hospedagem é sensivelmente mais barata do que as diárias de um hotel e ainda acabam servindo como uma boa ocasião para fazer novas amizades.

4. Paris e Nova York não são tão caros assim

Tudo depende do tipo de acomodação, estilo da viagem e roteiro de compras. Quem está disposto a conhecer as cidades mais famosas do mundo, pode optar por roteiros mais em conta, incluindo quartos mais baratos, hotéis mais simples e refeições um pouco mais modestas, afinal, o importante é conhecer os lugares mais badalados do mundo.

5. Refeições em conta e supermercado na lista de visitas

Para gastar menos com refeições, a dica é visitar os locais que costumam servir aos moradores da região. Restaurantes próprios para atender turistas não costumam aliviar o bolso do visitante. Outra tática bastante eficaz é comprar mantimentos nos supermercados e preparar refeições simples no local onde estiver hospedado. Este tipo de economia faz uma diferença enorme no orçamento em quase todas as viagens, seja para o litoral mais próximo, seja um destino internacional.

6. Baixe aplicativos de viagens

Procure por aplicativos como mapas, guias, dicionários e, lógico, leitores de códigos de barra e visualizadores de ofertas para economizar nas compras. Além disso, a economia de espaço na bagagem serve para acomodar outros itens mais importantes, sem que você tenha que se preocupar com as taxas de excesso de peso das companhias aéreas.

7. Conhecer o mundo como voluntário

Há vários países que precisam de voluntários para atender a populações carentes dos mais diversos meios. Fazer uma viagem para este tipo de destino significa ampliar conhecimentos e conhecer o mundo com os custos pagos por entidades assistenciais.

8. Volte pra casa com dinheiro

Caso esteja pensando em passar um longo período fora do país, vale a pena buscar informações sobre trabalhos temporários no destino. Há várias opções que podem ser, inclusive, pré-contratadas antes da saída em viagem, como trabalho em época de colheita, cursos intensivos de línguas, entre outros.

9. Baixa temporada também vale a pena

Um dos segredos de economizar nas compras de passagens e pacotes de viagem é justamente fugir das épocas de alta temporada. Os custos podem reduzir pela metade, tanto em relação à hospedagem, quanto restaurantes e passagens aéreas. O que se economiza nessas coisas, vale para gastar fazendo o que se gosta.

10. Seguro viagem mais em conta

Um bom seguro viagem é imprescindível para contar com proteção e segurança no caso de imprevistos dos mais variados. O que vale a pena ficar sabendo é que um seguro multianual custa menos do que aqueles contratados para uma viagem apenas. Para escolher as melhores opções em coberturas e valores, acesse ComparaOnline.