< Volver a Finanças

Cartão nacional x internacional: qual escolher?

Escrito por Pedro Da Silva

Muita gente se pergunta qual é a real diferença entre um cartão de crédito internacional e um nacional. Na verdade, as diferenças são poucas, mas existem e cada um deles pode ser o mais essencial para o seu perfil. Mas como saber qual escolher em cada situação?

A diferença crucial entre eles já pode ser entendida em seus nomes. O cartão nacional pode ser utilizado apenas no Brasil, enquanto o internacional pode ser utilizado em outros países. Mas ainda há mais fatores que os diferenciam. Confira as particularidades de cada um e saiba como escolher o melhor.

Cartão nacional

Geralmente, o primeiro cartão de crédito é nacional. Ele é considerado a “porta de entrada” para o mundo dos cartões. Suas taxas são menores, a utilização é facilitada e o limite costuma ser menor.

Ele serve para fazer compras e pagar serviços, realizar pagamentos online mas tudo em território nacional. Ele funciona da forma tradicional: o cliente tem 40 dias para pagar a dívida e o valor pode ser parcelado e pago com juros posteriormente. Mas, dependendo do cartão, ele ainda pode trazer vantagens, programas de relacionamento e seguros.

Cartão internacional

Todas as funcionalidades do cartão nacional permanecem aqui. Entretanto, o cartão internacional traz mais benefícios e consequentemente tem anuidade maior. Com ele, as compras podem ser feitas em quase 30 milhões de lojas que aceitam o cartão espalhadas pelo mundo.

Com ele, também é possível fazer saques e pagamentos em outros países e compras em lojas virtuais estrangeiras.

Como escolher?

Para escolher entre o cartão nacional e o internacional, é necessário levar em conta quais serão os seus usos comuns. Os dois tipos podem conter programas de relacionamento que beneficiam quem os usa, por isso o foco na hora da escolha deve ficar por conta do perfil do consumidor.

O cartão internacional é recomendado para quem viaja muito ou faz compras em sites internacionais. Quem não costuma viajar ou fazer esse tipo de compra, pode se beneficiar mais do cartão nacional, pois ele apresenta tarifas e taxas mais econômicas.

Aproveite para navegar no Compara, aprenda mais sobre finanças e realize cotações gratuitas de cartão de crédito para descobrir as melhores opções do mercado para o seu perfil!