< Volver a Viagem

10 coisas que influenciam no Horário de Voos, Atraso e Cancelamento

Escrito por Pedro Da Silva

O atraso no horário de voos ou até mesmo o cancelamento, é uma das coisas que podem estragar uma viagem mas os motivos que levam um voo a atrasar ou ser cancelado vão além da atitude do passageiro ou falta de atenção da companhia aérea. Veja abaixo a lista de motivos que influencia no horário de voos, atraso e cancelamento:

1) Fiscalização

Tudo começa ao passar pelo raio-x, logo após fazer o check-in. Uma fiscalização mais rigorosa como a que pede para tirar sapatos, acessórios e outras coisas, tende a somar alguns minutos ao atraso do voo.

2)  Bagagem de Mão

Alguns passageiros insistem em levar na bagagem de mão objetos proibidos de ir na cabine ou a essa bagagem supera o peso permitido. Essa atitude causa o atraso do voo porque, ou o passageiro terá que voltar para despachar essa mala ou os comissários terão que acomodar caixas grandes, instrumentos musicais, acessórios de bebês e outras coisas que podem superar 10 minutos e isso multiplicado por cada passageiro com bagagem de mão diferenciada, faz diferença na pontualidade do voo.

3)Passageiro desaparecido

As companhias aéreas esperam o máximo que der por um passageiro porque por normas de segurança nenhuma bagagem pode viajar sozinha, evitando assim o envio de cargas suspeitas como drogas e bombas. Nesse caso, um voo pode atrasar 10 minutos ou até 1 hora. Então aquele passageiro que perde a noção da hora no Duty Free ou se perde no aeroporto, está contribuindo com o atraso porque retirar essa única mala é um processo lento já que ela está entre muitíssimas outras e a retirada é manual.

4) Conexões

Passageiros que fazem parte de um voo que esperam outros passageiros em conexão, podem sofrer um atraso até que todos em conexão cheguem ao avião.

5) Manutenções Inesperadas

Pode acontecer do avião precisar de uma pequena manutenção de última hora. Uma simples troca de pneu, abastecimento de combustível e até mesmo algo relacionado com a comida a ser servida, já é suficiente para gerar um atraso do voo.

6) Condições Climáticas

Quando o aeroporto é fechado devido as péssimas condições climáticas, todos os voos que este único avião faria em um dia, ficam comprometidos, além de aumentar o congestionamento aéreo.

7) Cargas especiais

As pessoas esquecem a quantidade de coisas que um avião leva. Além das bagagens tem animais, produtos químicos, muitas vezes até pessoas mortas em um caixão. Todo esse tipo de carga só pode ser feita com uma documentação específica e até que essa documentação chegue de forma correta, o voo pode atrasar.

8) Carga Horária  da Tripulação

Os tripulantes não podem trabalhar mais que 11 horas por dia. Se essa tripulação já estiver perto de cumprir as 11 horas de trabalho, o voo sofrerá um atraso ou até mesmo um cancelamento se não for encontrada uma equipe que a possa substituir. Isso é levado muito a sério porque um tripulante cansado pode não cumprir bem o seu papel em caso de acidente aéreo.

9) Passageiro ou Tripulante passam mal

´É o tipo de coisa que não se pode prever e claro, atrasa o voo. Se acontecer algo grave, o avião precisa pousar no aeroporto mais próximo. Outra coisa que pode contribuir para o atraso do voo é a briga entre passageiros. Em alguns casos é preciso que entre um policial no avião para levar com ele um ou ambos passageiros.

10) Sistema Inoperante

Os tripulantes precisam informar para a companhia aérea o número de pessoas que embarcou e o peso do avião e isso só é possível quando todos já entraram. Se o sistema cai nesse momento, o voo vai atrasar.

Como viram, os motivos para atraso ou cancelamento do voo são muitos. Por isso é sempre bom contar com um seguro viagem que ofereça essa cobertura.