< Volver a Viagem

Paris: É seguro viajar agora?

Escrito por Pedro Da Silva

Os atentados em Paris, acontecidos na última sexta-feira, 13 de novembro, comoveram o mundo e ao mesmo tempo deixaram preocupados os que já tinham passagens compradas, seja por trabalho ou turismo.

Assim como os franceses, é importante que os turistas saibam como as coisas estão funcionando depois dos atentados em Paris para que viajem com segurança e cientes de que algumas coisas podem mudar no roteiro mas que também a cidade já está recuperando seu ritmo habitual.

Embora o país tenha decretado um estado de emergência para os próximos 3 meses, o Governo Francês e a Embaixada do Brasil na França não deram nenhuma recomendação para que as viagens sejam canceladas ou para que os turistas que já estão no país antecipem a volta.

Claro que haverá um controle maior nos pontos de entrada e saída do país mas os aeroportos, estações de trem e transportes públicos estão funcionando normalmente e desde o dia 17 de novembro, as atrações turísticas voltaram a funcionar. Apenas festivais e shows ainda não possuem autorização para voltarem a ser exibidos.

No entanto, viajar com segurança é essencial! Além do seguro viagem obrigatório para países europeus, o Consulado Brasileiro na França disponibilizou o telefone +33 6 80 12 32 34 para casos de emergência e o email consulat.cgparis@itamaraty.gov.br para qualquer informação. Além disso, o site do consulado diariamente publica comunicados oficiais sobre os novos rumos após os atentados em Paris.

Quem quiser trocar a data da viagem deve fazer isso diretamente com a companhia aérea com a qual comprou as passagens e seguir as orientações indicadas mas o mais importante é que o país não está medindo esforços para controlar a situação, o que com certeza tranquiliza os turistas mas principalmente os moradores que precisam de todo apoio nesse momento para retomarem suas vidas.