< Volver a Viagem

Conheça os tipos de seguro viagem

Escrito por Pedro Da Silva

Quem não gosta de viajar? O seguro de viagem já se tornou algo essencial para qualquer pessoa que esteja planejando uma viagem, seja para um destino nacional ou internacional. Com o seguro, a viagem pode ser mais tranquila, já que haverá assistência em imprevistos ou qualquer eventualidade.

O valor do seguro varia de acordo com o tipo de viagem e sua duração, além de características específicas do viajante, como idade e perfil. Confira abaixo os principais tipos de seguro.

1) Individual: é o tipo mais comum. Nele, a pessoa pode optar por um plano personalizado ao seu tipo de viagem e contratar outras coberturas complementares, por exemplo, para casos de extravio de bagagem ou perda do voo.

2) Empresarial: ideal para executivos cujo emprego solicita viagens periódicas. Nesse tipo de seguro, as viagens devem ser para representar a empresa, não de cunho pessoal. Ele cobre danos físicos ou materiais que acontecem em viagens feitas pela empresa.

Geralmente, o seguro empresarial dado a empregados, estagiários ou mesmo diretores que viajam com frequência costuma ser contratado por apólice aberta que inclui todas as viagens no período de um ano. A seguradora deve sempre ser avisada com antecedência sobre as viagens que serão feitas no mês vigente. O seguro pode valer apenas para território nacional ou para o mundo todo.

3) Em grupo ou familiar: viajar em grupo, seja de amigos ou família, tem várias vantagens. Diversos pontos podem ficar mais econômicos, e o seguro de viagem é um deles. Adquirir um seguro em grupo deixa o plano mais econômico – as coberturas são iguais aos planos individuais, com a diferença de valer para todos os membros do grupo. Geralmente, esse tipo de seguro fica mais barato, já que o número do grupo é maior.

Há diversos outros tipos de seguro no mercado. Há, por exemplo, planos de seguros para quem viaja a estudo, para gestantes, para viagens nacionais, internacionais, corporativas e marítimas. Também há opções exclusivas para quem pratica esportes radicais e de alto risco. Essa, na verdade, é uma das modalidades mais caras. Independentemente do tipo de viagem e destino, o seguro é essencial em cada uma delas.