< Volver a Viagem

Existe intercâmbio na terceira idade?

Escrito por Pedro Da Silva

O turismo na terceira idade tem crescido tanto que as agências de viagem estão criando pacotes exclusivos para esse público, inclusive de intercâmbio. Pessoas com mais de 50 anos já contam com cursos de idiomas, arte, culinária e cultura formatados especificamente para elas.

Além de viajar com segurança, com um bom seguro de viagem, os viajantes da terceira idade querem a certeza que estudarão com colegas da sua faixa etária e terão aulas e atividades voltadas para seu perfil.

As vantagens de se participar de um programa de intercâmbio na melhor idade são muitas. Uma delas é que a pessoa geralmente conta com mais tempo para se dedicar a um novo idioma, curso ou hobby, pois muitos viajantes já estão aposentados. Geralmente, para quem está em busca deste tipo de experiência, dinheiro também não é um problema nessa fase da vida.

A Europa concentra os destinos preferidos pelos viajantes sêniores, que devem então procurar um Seguro Viagem Europa antes de embarcar. A Itália é um dos países mais buscados: cidades como Roma e Florença são entretidas e ricas em conteúdos, e os cursos combinam aulas de italiano com visitas gastronômicas e excursões artísticas, arqueológicas e culturais. Imperdível para quem quer voltar para casa com muito conhecimento na bagagem.

1- Na Inglaterra, a cidade costeira de Bournemouth oferece um curso muito procurado pelas pessoas com mais de 50 anos que querem aprender o inglês com o famoso sotaque britânico. A cidade é charmosa e tem muitos parques e cafés. Além disso, é possível esticar sua estadia para conhecer Londres, além de fazer passeios pelas cidades próximas, como parte do curso.

2- A Espanha também é um destino interessante para a terceira idade, já que o espanhol é um dos idiomas mais importantes do mundo. A gastronomia e a rica cultura espanhola também atraem os viajantes mais experientes. Há cursos curtos – como de dois dias – até mais extensos, de duas semanas ou mais.

Se você tem mais de 50 anos e quer embarcar em um intercâmbio, procure agências com uma boa reputação no mercado, que oferecem programas específicos. Se você tiver disponibilidade de tempo, prefira viajar durante a baixa temporada, quando os preços podem cair bastante, e as cidades estão mais tranquilas.

Além de tudo, uma viagem sempre “faz bem”. 😉 O sentimento de liberdade, de conhecer novas culturas, por si só, já estimulam o aprendizado. Quando as pessoas saem de suas esferas de conforto, tornam-se mais receptivas e interagem com outras pessoas ou conhecimentos para os quais não costuma estar aberto. Realizar um intercâmbio é uma excelente forma de complementar a viagem em si com o aprendizado prático de alguma disciplina.

Não deixe também de escolher um bom seguro viagem, que oferece apoio caso você precise de assistência médica ou de suporte no caso de um contratempo, como o extravio de malas. Faça sua cotação online gratuita com Compara e conheça as melhores opções de seguro do mercado.