< Volver a Viagem

8 cuidados básicos para a contratação de agências de turismo

Antes de fechar negócio, confira o histórico de reclamações da agência de turismo

Escrito por Pedro Da Silva

Para que uma viagem de férias seja inesquecível, é necessário pensar além do lazer, da festa e da diversão. É preciso manter-se atento às questões burocráticas e de segurança, principalmente quando a viagem é contratada por meio de agências de turismo. Por isso, além de contar com um seguro viagem, é imprescindível que você analise os 8 pontos que destacaremos a seguir. Confira e saiba como garantir a tranquilidade de suas férias!

1. ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem)

Pesquise se a agência de turismo em questão é cadastrada na ABAV. O processo para o cadastramento das agências é rigoroso e exige a apresentação de muitos documentos. Tal associação comprova o profissionalismo do estabelecimento.

2. Análise de promoções

Em casos de facilidades e promoções altamente vantajosas, vale a máxima de sempre analisar as condições estabelecidas, a fim de evitar surpresas desagradáveis. Peça detalhes sobre os descontos, e como os mesmos são aplicados no valor final.

3. Exija tudo por escrito

Ao optar pela contratação do pacote, peça para que a agência forneça todas as informações por escrito. Nesta relação deve constar, por exemplo, a companhia aérea utilizada, tipo e endereço da hospedagem, tipo de quartos, etc. Caso seja uma viagem internacional, uma boa dica é questionar sobre a possibilidade de contratação de um seguro internacional.

4. Ficha de roteiro de viagem

O contrato escrito pode ser substituído pelas fichas de roteiro de viagem, recurso atualmente bastante utilizado por muitas agências de turismo. No documento constam as responsabilidades de ambas as partes, bem como detalhes da viagem: descrição dos serviços, preços, roteiros e informações sobre documentos necessários.

5. Busque indicações e informações

A famosa “propaganda boca a boca” deve ser utilizada antes da assinatura do contrato. Busque informações adicionais, seja com conhecidos que já utilizaram os serviços da agência ou através do PROCON. A instituição poderá informar sobre o histórico de reclamações da empresa em questão.

6. Revise o contrato e a ficha de roteiro de viagem

Depois de escolher o pacote desejado, revise o contrato. Atente-se à cada uma das cláusulas e não permita que nenhuma delas coloque-o em desvantagem. Solicite a segunda via, com data e assinatura de ambas as partes. Junte ao contrato os folhetos publicitários relacionados ao pacote escolhido.

7. Confirme os detalhes dos serviços

Questione a agência sobre os detalhes da estadia, hospedagem, passagens aéreas, traslados e taxas de embarque. É indicado também saber exatamente quais os serviços serão pagos pelo contratante.

8. Passagens e recibos

Após finalizado todo o processo, a agência de turismo deverá entregar ao contratante as passagens aéreas de ida e volta, recibos de reserva nos hotéis e de pagamento.

Para quem desejar contratar um seguro internacional – ou até mesmo nacional – a dica é utilizar as ferramentas do ComparaOnline. Você poderá analisar e orçar, sem sair de casa, o plano ideal para sua viagem.