< Volver a Viagem

Intercâmbio Toronto: 6 dicas para organizar a viagem dos seus sonhos

Um intercâmbio Toronto é o sonho de muitos brasileiros. Se você também deseja estudar na cidade canadense, veja as 6 dicas que a ComparaOnline separou!

Escrito por Pedro Da Silva

Você já pensou em fazer um intercâmbio em Toronto? A maior cidade do Canadá abriga diversos brasileiros e já se tornou um dos destinos favoritos de quem busca um local fora do Brasil para completar os estudos. 

A cidade oferece uma excelente qualidade de vida, além de possuir comunidades de brasileiros, para que você não se sinta tão longe de casa. Dessa forma, você pode estudar e/ou trabalhar enquanto aproveita a cidade e faz amigos brasileiros e canadenses!

Antes de embarcar para o intercâmbio, contudo, existem alguns pontos de atenção que você deve levar em conta. Assim, você poderá ter uma experiência mais tranquila e evitar dores de cabeça com imprevistos. Veja a seguir!

1. Contrate uma agência de qualidade

Um dos primeiros passos de como fazer intercâmbio é escolher a agência com a qual você vai viajar. Algumas pessoas preferem ir por conta própria, sem o auxílio de uma empresa especializada, mas isso não é recomendado, especialmente para quem não tem experiência em viver, estudar ou trabalhar fora do país.

A agência será uma facilitadora de processos enquanto você estiver no seu intercâmbio em Toronto. Ela poderá ajudar na emissão do visto correto, na compra de passagens, na  documentação necessária para viajar, na escolha do curso, na acomodação e muito mais.

Contrate uma agência de intercâmbio com uma boa reputação, de preferência que esteja registrada na BELTA (Brazilian Educational and Language Travel Association). O objetivo da associação é organizar quais empresas prestam os melhores serviços ao cliente.

2. Planeje-se com antecedência

Planos de intercâmbio costumam deixar qualquer um animado, mas é preciso ter muita paciência na hora de organizar esse tipo de viagem. Por isso, comece a planejar a sua ida ao Canadá com pelo menos 1 ano e meio de antecedência (2 anos é o mais recomendado).

Esse é o período ideal para reunir o que precisa para fazer intercâmbio, como a documentação necessária, escolher uma boa escola e pesquisar opções de hospedagem. Você também poderá pagar bem menos por fechar negócio com antecedência.

intercâmbio toronto

3. Avalie a necessidade de visto

Sua agência irá te ajudar com essa etapa, mas o processo de tirar o visto necessário para seu intercâmbio em Toronto será de sua responsabilidade. Normalmente, a maioria dos cursos de até 6 meses exigem apenas o visto de turista.

No entanto, se você vai ficar no país por um período maior que esse ou planeja também trabalhar enquanto estuda, precisará de um tipo diferente de autorização. Esteja atento, pois vistos podem demorar para serem emitidos, e a documentação necessária para comprovar o motivo da sua estadia no país também pode levar tempo para ser reunida.

Para tirar o visto de turista, são necessários passaporte válido, comprovações de renda e de vínculo com o Brasil, entre outros documentos. Procure solicitar ou reunir esses documentos o quanto antes, e peça ajuda à agência caso encontre alguma dificuldade.

4. Contrate um seguro viagem

Imprevistos podem acontecer em qualquer viagem. Por isso, mesmo que você já saiba como funciona um intercâmbio, é fundamental que contrate um seguro viagem para te ajudar caso algum problema aconteça. Com uma agência e um seguro, você poderá contar com suporte de especialistas em diversas situações problemáticas.

Um bom seguro viagem para estudante terá coberturas médico-hospitalar e jurídica. A maioria das apólices de seguro possui boas coberturas para intercambistas, que ficam livres da necessidade de desembolsar milhares de dólares por uma consulta no exterior.

Seguro Viagem

Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.

Ver ofertas
titulo

5. Escolha o local de hospedagem

Se você vai fazer um intercâmbio em Toronto, deve levar em consideração quanto tempo dura um intercâmbio e em qual acomodação você deseja ficar durante esse período. É comum que estudantes fiquem nas acomodações da agência (quando há) durante o primeiro mês de estadia e depois procurem outro lugar, mas não é regra.

Caso prefira ficar com uma família, tente entender o estilo de vida dela para facilitar a adaptação. Se escolher um alojamento para estudantes, pergunte à sua agência quais as melhores opções disponíveis e se é possível dividir custos com um colega de quarto.

6. Entenda seus objetivos com os estudos

Na hora de escolher o melhor curso para você, leve em conta seus gostos e personalidade. Existem muitas possibilidades de estudo no Canadá, por isso, procure aquela que melhor se encaixa com os seus objetivos. 

Há cursos que mesclam estudo e diversão com excursões, passeios e até festas. Outros, voltados a profissionais, são mais sérios e com um programa intensivo. Procure decidir não somente com base no preço, mas também no que te trará maior satisfação.

Sua agência poderá te ajudar mostrando as opções disponíveis com base nos seus interesses, nível de escolaridade e familiaridade com o inglês. Isso facilitará a refinar as suas opções e deixará a escolha mais simples.

Faça um intercâmbio com segurança com a ComparaOnline!

Já está com vontade de ir para um intercâmbio em Toronto? Então, não deixe de conhecer as opções de seguro viagem que estão disponíveis aqui na ComparaOnline! Basta inserir as informações da sua viagem em nosso comparador e escolher a mais adequada para você.