< Volver a Viagem

Como tirar o passaporte para menores de 18 anos

Escrito por Pedro Da Silva

Fazer uma viagem internacional com crianças ou adolescentes menores de 18 anos exige uma série de cuidados especiais e burocráticos. Além da contratação de um bom pacote de viagens, bem como um plano de seguro viagem internacional, os pais devem manter-se atentos à documentação exigida: o passaporte é imprescindível.

Para crianças e menores de 18 anos, os procedimentos para a retirada do passaporte são diferenciados, comparando-se com a documentação exigida para os adultos. Para otimizar seu tempo e não correr o risco de complicar a viagem da sua família, é importante saber o passo a passo do processo. Confira abaixo todas as informações necessárias para tirar o passaporte dos menores.

Separe os seguintes documentos:

– Certidão de Nascimento da criança ou menor de idade (original).
– RG (original) de ambos os pais.
– CPF (original) de ambos os pais.
– Carta de autorização (com firma reconhecida em cartório): essa carta deve ser apresentada apenas quando um dos pais não puder comparecer.

No dia agendado, além de levar os documentos citados, é preciso estar com a GRU, que será explicada a seguir, paga.

Procedimentos: passo a passo

1. Faça o requerimento do passaporte do menor, através do site da Polícia Federal.
2. Selecione a opção de Emissão de Passaporte e preencha o formulário com as informações do requisitante. Finalize o preenchimento do formulário optando pela cidade na qual deseja receber atendimento.
3. Será gerada uma GRU no valor de R$156,07. O valor, referente à emissão de um novo passaporte, deve ser paga – até a data do vencimento – em qualquer agência bancária do país, ou também via Internet Banking. Junto à guia, será gerado também o protocolo de Solicitação de Documento de Viagem.
4. Com a guia paga e o protocolo em mãos, faça o agendamento da entrevista/entrega dos documentos através do site da Coordenação de Imigração. No formulário, preencha o CPF do responsável, o código do protocolo de Solicitação de Documento de Viagem e a data de nascimento do solicitante. Em seguida, escolha a opção “Agendar Atendimento” – opte pelo local, data e horário do atendimento.

5. No dia agendado, compareça ao local escolhido, munido de todos os documentos. Além dos pais, o menor precisa estar presente na entrevista.

Para realizar uma viagem tranquila e sem imprevistos, é essencial a contratação do seguro de viagem. Apesar de muitos acharem um gasto desnecessário, o seguro de viagem pode cobrir possíveis gastos médicos e jurídicos. Para economizar na contratação, opte pela compra de seguros pela internet: além de facilidade, a diversidade de empresas e planos também é um dos pontos positivos!